Array
(
    [responseDate] => 2023-12-17T23:57:26Z
    [request] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufsc.br:article/16584
                            [datestamp] => 2023-12-17T23:57:25Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => eb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Coelho, José
                                            [1] => Marcos, Adérito Fernandes
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Ensino a distancia
                                            [1] => Classe virtual
                                            [2] => E-Learning
                                            [3] => Fórum central
                                            [4] => Modelo pedagógico virtual
                                            [5] => Open Distance Learning
                                            [6] => Virtual Class
                                            [7] => E-Learning
                                            [8] =>  Central  Forum
                                            [9] => Virtual Pedagogic Model
                                        )

                                    [description] => No ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interacções geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalizar toda a interacção, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respectivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos lectivos que permitiram aferir um efectivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-apreendizagem e respectivo aproveitamento.
                                    [publisher] => Departamento de Ciência da Informação – UFSC
                                    [date] => 2010-11-23
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85
                                            [1] => 10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99
                                            [1] => Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99
                                            [2] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99
                                            [3] => 1518-2924
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85/15764
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2010 José Coelho, Adérito Fernandes Marcos
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)