Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 80
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 374
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO PAUTA DE REIVINDICAÇÃO POPULAR NO BRASIL@pt
                    [1] => THE SCHOOL LIBRARY AS A POPULAR CLAIM AGENDA IN BRAZIL@en
                    [2] => La biblioteca escolar como agenda de reivindicación popular en Brasil@es
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => O presente artigo discorre sobre a biblioteca escolar como pauta de reivindicação popular no Brasil, verificando que a imagem desta unidade de informação coopera para a perpetuação de sua invisibilidade social. Ao examinarmos as alçadas externas à essas comunidades discursivas, a biblioteca escolar encontra-se fora da visibilidade dos direitos, desejos e necessidades informacionais da comunidade escolar brasileira. A ideia defendida, com base nas evidências coletadas, na documentação e estudos sobre o fenômeno e as vivências em campo pela autora, ao longo dos últimos trinta anos de exercício profissional, denotam que existe um território a ser conquistado: fazer com que a biblioteca escolar (com acervo, tecnologias e a pessoa bibliotecária) integre a pauta de reivindicação popular no Brasil, como direito inerente às crianças, adolescentes e adultos em processo de educação formal, e dever do Estado. Como constatações da discussão, verificou-se como prioritário que a universalização da biblioteca escolar seja integrada às prioridades de Advocacy da Biblioteconomia. Concluiu-se que, na edificação da universalização da biblioteca escolar no Brasil, dois caminhos são apontados para que isso aconteça: proporcionar experiências mais dinâmicas, inclusivas e de desenho universal e criar possibilidades de contato com o conhecimentos e suas fontes, para além dos conteúdos programáticos. Isso poderá se concretizar, por meio da atuação do profissional bibliotecário, inserido entre os especialistas da equipe multidisciplinar dos sistemas escolares.@pt
                    [1] => Este artículo discute la biblioteca escolar como agenda de demanda popular en Brasil, verificando que la imagen de esta unidad de información coopera para la perpetuación de su invisibilidad social. Al examinar las esferas externas de estas comunidades discursivas, la biblioteca escolar queda fuera de la visibilidad de los derechos, deseos y necesidades de información de la comunidad escolar brasileña. La idea defendida en esta comunicación, basada en las evidencias recopiladas, la documentación y los estudios sobre el fenómeno y las experiencias en el campo del autor, a lo largo de los últimos treinta años de ejercicio profesional, denotan que hay un territorio por conquistar: hacer la biblioteca escolar (con acervo, tecnologías y el bibliotecario) forma parte de la agenda de demanda popular en Brasil, como un derecho inherente de los niños, adolescentes y adultos en el proceso de educación formal, y un deber del Estado. Como hallazgos de la discusión, se verificó como prioridad que la universalización de la biblioteca escolar se integre a las prioridades de la Defensa de la Biblioteconomía. Se concluyó que, en la construcción de la universalización de la biblioteca escolar en Brasil, se apuntan dos caminos para que esto suceda: propiciar experiencias más dinámicas, inclusivas, con diseño universal y generar posibilidades de contacto con el conocimiento y sus fuentes, además de los contenidos programáticos. Esto puede lograrse a través del trabajo del bibliotecario profesional, inserto entre los especialistas del equipo multidisciplinario de los sistemas escolares.@es
                    [2] => This paper discusses the school library as a popular demand agenda in Brazil, verifying that the image of this information unit cooperates for the perpetuation of its social invisibility. When examining the external spheres of these discursive communities, the school library is outside the visibility of the rights, desires, and informational needs of the Brazilian school community. The idea defended in this communication, based on the collected evidence, documentation and studies on the phenomenon and the experiences in the field by the author, over the last thirty years of professional practice, denote that there is a territory to be conquered: to make the school library (with collection, technologies and the librarian) is part of the agenda of popular demand in Brazil, as an inherent right of children, adolescents and adults in the process of formal education, and a duty of the State. As findings of the discussion, it was verified as a priority that the universalization of the school library is integrated to the priorities of Advocacy of Library Science. It was concluded that, in building the universalization of the school library in Brazil, two ways are pointed out for this to happen: providing more dynamic, inclusive experiences with a universal design and creating possibilities for contact with knowledge and its sources, in addition to the contents programmatic. This can be achieved through the work of the professional librarian, inserted among the specialists of the multidisciplinary team of school systems.@en
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Valéria Aparecida Bari
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => School library@en
                    [1] => School librarian@en
                    [2] => Librarianship@en
                    [3] => Public policies on reading and writing@en
                    [4] => Educational public policies@en
                    [5] => Biblioteca escolar@es
                    [6] => Bibliotecario de la escuela@es
                    [7] => Biblioteconomía@es
                    [8] => Políticas públicas de lectura y escritura@es
                    [9] => Políticas públicas educativas@es
                    [10] => Biblioteca escolar@pt
                    [11] => Bibliotecário escolar@pt
                    [12] => Biblioteconomia@pt
                    [13] => Políticas  públicas de leitura e escrita@pt
                    [14] => Políticas públicas de educação@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 22
                    [nr] => 1
                    [year] =>  2023
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2023-06-28
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.18764/2526-6160v22n1.2023.5
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/20961
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/20961/11806
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                        )

                )

        )

)