Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:18:33Z
    [request] => https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:cienciadainformacaoexpress.ufla.br:article/113
                            [datestamp] => 2024-11-18T10:17:26Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => revista:AR
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Gestão de conhecimento e sua aplicação no ensino superior: estudo de caso do impacto gerencial nas universidades em  Moçambique
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Beira, Joana Carlos
                                            [1] => Barbosa, Ricardo Rodrigues
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Conhecimento
                                            [1] => Gestão do Conhecimento
                                            [2] => Instituição de Ensino Superior
                                        )

                                    [description] => Objetivo: O artigo verifica em que medidas Instituições de Ensino Superior (IES) moçambicanas praticam princípios de gestão do conhecimento (GC) em suas atividades acadêmicas e administrativas. Método: para atingir os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva com profissionais docentes, corpo técnico administrativo e diretores das unidades de uma IES. Utilizou-se da abordagem qualitativa com instrumentos de coleta de dados quali-quantitativo. Foi construído e aplicado por meio do instrumento quantitativo um questionário para analisar como os inquiridos percebem à aplicabilidade da GC nas IES pesquisadas. Os dados qualitativos foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo, como também analisados os documentos oficiais do Governo Moçambicano que abordam as políticas de ensino superior do país. Resultados: os resultados da pesquisa mostraram que a instituição possui uma visão positiva dos funcionários, valorizando seu conhecimento, experiência e capacidade de inovação. Além disso, constatou-se que a instituição oferece oportunidades para o desenvolvimento profissional dos funcionários, incentiva a criação de novos conhecimentos e estimula a disseminação do conhecimento entre os seus servidores. Conclusões: entretanto, alguns pontos merecem atenção, como a necessidade de melhorar a cultura de criação do conhecimento; a necessidade de melhorar os processos para disseminar o conhecimento e a necessidade de incorporar o conhecimento oriundo de fontes externas.
                                    [publisher] => Universidade Fedaral de Lavras
                                    [date] => 2024-02-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/pdf
                                            [2] => application/pdf
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/113
                                            [1] => 10.60144/v5i.2024.113
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação Express; v. 5 (2024); 1-37
                                            [1] => 2675-8717
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/113/108
                                            [1] => https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/113/111
                                            [2] => https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/113/112
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Joana Carlos Beira, Ricardo Rodrigues Barbosa
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)