Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T13:24:31Z
    [request] => https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/14866
                            [datestamp] => 2023-11-21T16:45:10Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => bjis:ARTIGOS
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Dialogues between Information Information literacy and Professional and Technological Education
                                            [1] => Diálogos entre Competência em Informação e Educação Profissional e Tecnológica
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Dias, Katiúscia Sousa
                                            [1] => Farias, Gabriela Belmont de
                                            [2] => Farias, Gabriela Belmont de
                                        )

                                    [subject] => Competência em informação; Educação Profissional e Tecnológica; Educação para o trabalho; Ação docente.
                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => It analyzes the social network of co-authorship of the production of national journals of Information Science in the altmetrics theme. It is characterized as research of a basic nature with a quantitative and qualitative approach; descriptive as to the objectives; bibliography and survey. The corpus comprised articles published between 2010-2022 in national scientific journals in the area of ​​Information Science with Qualis CAPES (2017-2020) A1 and A2, namely: Transinformação, Perspectivas em Ciência da Informação, Informação & Sociedade: estudos, Informação & Informação, Encontros Bibli and Em Questão. 30 articles were obtained, most published between 2019 and 2021. Among the most used keywords, the following stand out: altmetrics, bibliometrics, alternative metrics, on-line attention, altmetric indicators, disclosure science, visibility and public engagement. In the social network of co-authorship, 44 nodes/actors were identified, grouped into nine sub-networks, five dyads, one triad, one network with four actors and one with five, in addition to a cluster composed of 20 actors. ARAÚJO, R. F. and CAREGNATO, S. E. showed a degree of centrality. The actors showed links with national and international institutions. It is concluded that collaboration and institutional links reiterate the richness of the links built, especially when observing the exchange of knowledge and the collaborative construction of new knowledge.
                                            [1] => A valorização da informação e do conhecimento na sociedade contemporânea trouxe mudanças no mundo do trabalho e na educação, com novos paradigmas decorrentes da globalização. Em um ambiente cada vez mais competitivo, as organizações procuram profissionais com competências desenvolvidas além das necessárias para suas atividades específicas, que combinem conhecimentos e habilidades adquiridos em sua formação geral, formação profissional e experiências. Nesse sentido, a Competência em Informação deve fazer parte de todos os níveis educacionais, inclusive, na Educação Profissional, modalidade educacional que objetiva a formação de trabalhadores. Este artigo tem como objetivo discutir sobre a competência em informação na perspectiva da educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, que possui como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Ao se considerar que a qualificação dos trabalhadores nem sempre é suficiente para que estes sejam capazes de entregar os resultados esperados pelas organizações, acenamos com este artigo, a possibilidade para os professores, em especial, os da educação profissional e tecnológica, a incluir em suas práticas pedagógicas atividades baseadas no desenvolvimento da competência em informação para impulsionar mudanças realmente significativas na formação de seus alunos.
                                        )

                                    [publisher] => Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP-Marília
                                    [date] => 2023-09-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/14866
                                            [1] => 10.36311/1981-1640.2023.v17.e023041
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 17 (2023): Publicação contínua; e023041
                                            [1] => Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 17 (2023): Publicação contínua; e023041
                                            [2] => Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 17 (2023): Publicação contínua; e023041
                                            [3] => 1981-1640
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/14866/15236
                                            [1] => https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/14866/15237
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Katiúscia Sousa Dias, Gabriela Belmont de Farias
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)