Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T13:17:17Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/62577
                            [datestamp] => 2024-06-07T17:45:55Z
                            [setSpec] => policromias:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => FROM THE DISCOURSE ABOUT CULTURE AND DEATH: AN ANALYSIS OF THE SOUNDTRACK OF VIVA, A VIDA É UMA FESTA IN THE CONDITION OF DISCURSIVE DISPOSITIVE: UMA ANÁLISE DA TRILHA MUSICAL DE VIVA, A VIDA É UMA FESTA NA CONDIÇÃO DE DISPOSITIVO DISCURSIVO
                                            [1] => DO DISCURSO SOBRE A CULTURA E A MORTE: UMA ANÁLISE DA TRILHA MUSICAL DE VIVA, A VIDA É UMA FESTA NA CONDIÇÃO DE DISPOSITIVO DISCURSIVO
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Lívero, Íngrid
                                            [1] => Navarro, Pedro
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Among the discourses that circulate nowadays, various elements from the power network, which handles them, are constituted as academic investigation objects, as well as social analysis points of interest. Regarding the semiological discourses, the cinematographic animation field has been performing a preponderant role both in the conducts that the individuals can assume and in the maintenance of memories and cultural aspects. In face of such potential, this paper brings a discursive reading of the musical and imagery constitution of the movie Viva, a vida é uma festa (2017), guided by the theoretical-methodological concepts from Michel Foucault, mainly about what the philosopher designates dispositive (FOUCAULT, 2019), on the defense of the existence of a musical-cinematographic dispositive (JORDÃO, 2022), which configuration produces knowledges about the Mexican culture present in the movie. By this production and as of the analysis of enunciative sequences, as preconized by the Foucauldian archeogenealogical method, it is possible to track the ways by which the dispositive acts in the triad affects, emotions and memory, in an incessant process of (re)construction of the memorial and cultural subjectivities by the filmic products.
                                            [1] => Em meio aos discursos que circulam na atualidade, diversos elementos da grande rede de poder que os maneja se constituem objetos de investigação acadêmica, bem como de análise social. No que diz respeito a discursos semiológicos, o meio cinematográfico de animação vem desempenhando papel preponderante não só nas possíveis condutas que os sujeitos podem assumir, mas também na manutenção de memórias e de aspectos culturais. Diante desse potencial, o presente artigo propõe  uma leitura discursiva da constituição musical e imagética do filme de animação Viva, a vida é uma festa (2017), pautada nos conceitos teórico-metodológicos desenvolvidos  com base nos estudos de Michel Foucault, principalmente no que o filósofo denomina dispositivo (FOUCAULT, 2019), na defesa da existência de um dispositivo musical-cinematográfico (JORDÃO, 2022), cuja configuração produz saberes a respeito da cultura mexicana veiculada no filme. Por essa produção e a partir da análise de sequências enunciativas, conforme preconiza o método arqueogenealógico foucaultiano, é possível rastrear os modos pelos quais o dispositivo atua na tríade afetos, emoções e memória, em um incessante processo de (re)construção das subjetividades memoriais e culturais a partir dos produtos fílmicos.
                                        )

                                    [publisher] => Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                    [date] => 2024-06-06
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/62577
                                            [1] => 10.61358/policromias.2024.v9n1.62577
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; v. 9 n. 1 (2024); 157-190
                                            [1] => 2448-2935
                                            [2] => 2448-2935
                                            [3] => 10.61358/policromias.2024.v9n1
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/62577/40930
                                    [rights] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                )

                        )

                )

        )

)