Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T13:17:16Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/62513
                            [datestamp] => 2024-06-07T17:45:55Z
                            [setSpec] => policromias:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => SUJEITO E (DES)ESPERANÇA: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E A PANDEMIA
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Scorsolini-Comin, Fabio
                                            [1] => Bertolino, Julia Gonçalves
                                            [2] => Pacífico, Soraya Maria Romano
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This theoretical essay aims to reflect on how the poetry of Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) can be a trigger for a reading of the world in the context of the COVID-19 pandemic. The corpus was composed of poems from Alguma poesia (originally published in 1930) and Antologia poética (originally published in 1962). The theoretical reference used was the Pecheutian discourse analysis, AD (in Portuguese). Beyond a literary vision that associates the author's ability to surpass his reality, becoming timeless, discourse analysis helps us understand the perenniality of the human condition captured by the way ideology interpellates the subject, producing an subject that is subjected, impotent, and split in order to, in fact, face his world, which crosses both the context of Drummond's production and the current one. The reflections operated by the interwar context in which Drummond produced a good part of his works are revisited in the pandemic of COVID-19, remaining the indications of a subject that, individually, is incapable of reacting, of promoting change, although he has the illusion of being a psychological subject that everything can and that can be another after the pandemic transit.
                                            [1] => Este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre como a poesia de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) pode ser disparadora de uma leitura de mundo no contexto da pandemia da COVID-19. O corpus foi constituído por poesias presentes nas obras Alguma poesia (originalmente publicada em 1930) e Antologia poética (originalmente publicada em 1962). O referencial teórico empregado foi o da análise do discurso pecheutiano, a AD. Para além de uma visão literária que associa a capacidade do autor ultrapassar a sua realidade, tornando-se atemporal, a análise do discurso nos ajuda a compreender a perenidade da condição humana capturada pelo modo como a ideologia interpela o sujeito, produzindo um sujeito assujeitado, impotente e cindido para, de fato, fazer frente ao seu mundo, o que atravessa tanto o contexto de produção de Drummond como o atual. As reflexões operadas pelo contexto entre guerras no qual Drummond produziu boa parte de suas obras são revisitadas na pandemia da COVID-19, permanecendo os indícios de um sujeito que, individualmente, é incapaz de reagir, de promover a mudança, embora tenha a ilusão de ser um sujeito psicológico que tudo pode e que pode ser outro após o trânsito pandêmico.
                                        )

                                    [publisher] => Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                    [date] => 2024-06-06
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/62513
                                            [1] => 10.61358/policromias.2024.v9n1.62513
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; v. 9 n. 1 (2024); 128-156
                                            [1] => 2448-2935
                                            [2] => 2448-2935
                                            [3] => 10.61358/policromias.2024.v9n1
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/62513/40929
                                    [rights] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                )

                        )

                )

        )

)