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                    [0] => Objetivo: A informação digital está presente em todas as atividades do cotidiano, tendo sido demandado que as organizações se posicionem digitalmente, gerando engajamento e constituindo uma nova dinâmica de comunicação: em rede e sem fronteiras. O uso das mídias sociais tornou-se requisito essencial. Objetivou-se compreender as estratégias e práticas empregadas pelas bibliotecas educativas públicas do Instituto Federal da Paraíba nas mídias sociais digitais a fim de propor soluções em aquiescência com a dinâmica digital contemporânea. Metodologia: Analisou-se a atuação de dezessete unidades de informação, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, observando e analisando as mídias sociais existentes, a partir de dados qualitativos: atração de usuários, disponibilização das informações, relacionamento, personalização, promoção, acessibilidade e formalização. O mapeamento possibilitou identificar a incipiente presença digital das bibliotecas educativas públicas do IFPB. Diante disto, a investigação passou a ser conduzida pelo método Ciência-Ação, estabelecendo-se princípios norteadores a partir das bibliotecas testes de Campina Grande e Catolé do Rocha. Aplicou-se questionário para as duas bibliotecárias gestoras dessas unidades. Resultados: Identificou-se incipiente presença digital das bibliotecas educativas públicas do IFPB. O nível de posicionamento e engajamento digital apresentaram-se baixos. Verificou-se que não há política institucional regulando a gestão de mídias sociais em bibliotecas. Conclusões: Recomenda-se a elaboração de um Manual de Boas Práticas em Mídias Sociais para Bibliotecas e Bibliotecários, com base no método design sprint, aprovado por meio de resolução institucional. Estudos vindouros, acompanhados de testes práticos, poderão atestar ainda mais a validade e eficácia do método.
Link: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45468@pt
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