Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:01:04Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/62064
                            [datestamp] => 2024-05-31T21:12:57Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Reflexões sobre a prática docente em disciplinas de tronco comum nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Moraes, Marielle Barros de
                                            [1] => Cabral, Rosimere Mendes
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Serviços de Referência
                                            [1] => Ação Cultural
                                            [2] => Ensino de Arquivologia
                                            [3] => Ensino de Biblioteconomia
                                        )

                                    [description] => Objetivo: discute o ensino das disciplinas denominadas de Serviços de Referência e Informação I e Ação Cultural em Unidades de Informação, ambas presentes nos cursos graduação em Arquivologia e em Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense (UFF), evidenciando a importância e o diálogo complementar entre ambas disciplinas e sua importância para a formação de arquivistas e bibliotecários enquanto mediadores da informação e da cultura. Descreve as experiências didático-pedagógicas das docentes nas disciplinas mencionadas tanto no que concerne à elaboração do programa da disciplina, quanto em sala de aula.
Método: expõe uma revisão de literatura sobre Serviços de Referência e Ação Cultural no âmbito de arquivos e de bibliotecas e realiza uma Análise de Conteúdo, a partir do Método Categorial para analisar as ementas e conteúdos programáticos das disciplinas.
Resultado: os resultados demonstram que o diálogo entre as referidas disciplinas proporciona uma formação mais comprometida com a perspectiva social dos cursos de Biblioteconomia e Documentação e de Arquivologia da UFF. Profissionais da informação aptos a serem mediadores da informação e da cultura em seus variados aspectos. O uso de estratégias próprias da sociedade da cibercultura, como compartilhamento, conectividade, interatividade, autoria, colaboração, assim como as ferramentas digitais, permitem que discentes sejam atores ativos no processo de ensino e aprendizagem, e não meros espectadores, em consonância com os ensinamentos de Paulo Freire, a educação para a liberdade.
Conclusões: conclui que os Projetos Político-Pedagógico, que instituiu o tronco comum nos currículos dos cursos de Biblioteconomia e Documentação e de Arquivologia da UFF, vêm possibilitando um diálogo profícuo entre essas áreas, em especial, entre as disciplinas de Serviços de Referência e Informação I e Ação Cultural em Unidades de Informação, contribuindo assim para uma formação humanística e social de arquivistas e bibliotecários, que se comprometem com a mediação da informação e da cultura e com a diversidade cultural.
Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/92184
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2024-05-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/62064
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 19 n. 1 (2024)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2024 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)