Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T11:59:24Z
    [request] => https://revista.ibict.br/fiinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/6962
                            [datestamp] => 2024-05-03T18:00:34Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => fiinf:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => school library:: a pedagogical act through an empathetic experience from an anthropological and phenomenological perspectiva
                                            [1] => A biblioteca escolar:  ato pedagógico por meio de uma vivência empática em uma perspectiva antropológica e fenomenológica
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Pereira, Gleice
                                            [1] => Moreira, Wallace Bertoli
                                        )

                                    [subject] => biblioteca escolar; empatia; educação; Fenomenologia; Antropologia Filosófica.
                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Abstract: This study's theme is the school library, seen as a pedagogical space that promotes empathetic experience, analyzed from an anthropological and phenomenological perspective. The justification is based on the pedagogical and anthropological dimension of the school library, which has the human person as the center of its processes and enables reflection on experience in the social and cultural world, as well as the manifestation of human intersubjectivity. The general objective was to understand empathy as a pedagogical act experienced in the school library, from a phenomenological perspective, and considering the National Common Curricular Base (BNCC) and Philosophical Anthropology. The research was theoretical, bibliographic, exploratory and descriptive in nature and was limited to the concept of empathy in Philosophical Anthropology and BNCC, with the purpose of problematizing and investigating whether the empathic experience can contribute to the pedagogical act in the daily praxis of the school library. The results showed that the school library, when applying the empathetic experience in its mediating pedagogical dimension, reveals its anthropological conception and constitutes a privileged place for the empathetic educational act, humanizing pedagogy, dialogue, reflection on the other, the promotion of respect and rights, citizenship training, welcoming social and cultural diversity, openness to subjectivity and human intersubjective relationships.
                                            [1] => Este estudo tem como tema a biblioteca escolar, vista como um espaço pedagógico que promove a vivência empática, analisado em uma perspectiva antropológica e fenomenológica. A justificativa se baseia na dimensão pedagógica e antropológica da biblioteca escolar, que tem a pessoa humana como centro de seus processos e possibilita a reflexão sobre a experiência no mundo social e cultural, bem como a manifestação da intersubjetividade humana. O objetivo geral foi compreender a empatia como ato pedagógico vivenciado na biblioteca escolar, a partir de um viés fenomenológico, e considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Antropologia Filosófica. A pesquisa foi de natureza teórica, bibliográfica, exploratória e descritiva e se delimitou no conceito de empatia na Antropologia Filosófica e na BNCC, com a finalidade de problematizar e investigar se a vivência empática pode contribuir para o ato pedagógico na práxis cotidiana da biblioteca escolar. Os resultados apontaram que a biblioteca escolar, ao aplicar a vivência empática em sua dimensão pedagógica mediadora, revela a sua concepção antropológica e se constitui como um lugar privilegiado para o ato educativo empático, a pedagogia humanizadora, o diálogo, a reflexão sobre o outro, a promoção do respeito e dos direitos, a formação cidadã, o acolhimento à diversidade social e cultural, a abertura para a subjetividade e as relações intersubjetivas humanas.
                                        )

                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2024-05-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6962
                                            [1] => 10.21728/logeion.2024v10n2e-6962
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Logeion: Filosofia da Informação; Vol. 10 No. 2 (2024): Logeion: Filosofia da Informação; e-6962
                                            [1] => Logeion: Filosofia da Informação; v. 10 n. 2 (2024): Logeion: Filosofia da Informação; e-6962
                                            [2] => 2358-7806
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6962/6577
                                            [1] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6962/6578
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Gleice Pereira, Wallace Bertoli Moreira
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)