Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T11:49:16Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/6454
                            [datestamp] => 2024-05-15T19:17:51Z
                            [setSpec] => inclusao:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Alvares, Lillian Maria Araujo de Rezende
                                            [1] => Barbosa dos Santos, Marcello José
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => lacunas do ensino e aprendizagem
                                            [1] => ecossistema educacional
                                            [2] => aprendizagem significativa
                                        )

                                    [description] => Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2024-04-15
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454
                                            [1] => 10.18225/inc.soc.v17i2.6454
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 17 n. 2 (2024): Dossiê Temático: O negócio social orientado à educação
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                            [3] => 10.18225/inc.soc.v17i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454/6523
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares, Marcello José Barbosa dos Santos
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)