Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T11:49:03Z
    [request] => https://revista.acbsc.org.br/racb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/2092
                            [datestamp] => 2024-04-22T21:39:34Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => racb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => As  contribuições pedagógicas do bibliotecário escolar na promoção de letramento informacional em tempos de desinformação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Ribeiro, Ronald De Jesus Alves
                                            [1] => Cruz, Nathália Da Costa
                                        )

                                    [description] => O presente trabalho buscou identificar o letramento informacional como prática pedagógica do bibliotecário escolar, que desempenha atividades educativas em uma instituição particular de ensino básico localizada no município de Belém (PA). Ademais, discorre a respeito das ideias de autores e outros documentos consultados que contribuem para descrever e explicar o papel educativo do bibliotecário e das bibliotecas escolares na sociedade, ao apresentar esse profissional da informação como mediador do letramento informacional. A pesquisa se configura em uma pesquisa-ação, de caráter descritivo e explicativo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa e de viés bibliográfico e documental. O trabalho se consolidou na realização de atividade em forma de oficina, ocorrida no dia 16 de março de 2023, voltada para as turmas do 1º e 2º anos do ensino médio, com a aplicação de questionários contendo sete perguntas fechadas sobre as seguintes temáticas: informação, fontes de referências, pesquisas escolares e fake news. A coleta dos dados aconteceu por meio das respostas dos discentes aos questionários preenchidos, expressos em forma de gráficos, a partir dos quais foi possível fazer uma discussão acerca da percepção desses estudantes com base em três perguntas selecionadas sobre a temática trabalhada. Nas considerações, são apresentadas as atividades que o bibliotecário escolar vem realizando, com destaque para o importante trabalho no que concerne ao letramento informacional, despertando o interesse dos discentes, inserindo-os desde cedo no mundo da informação e da pesquisa, de modo a lhes proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências informacionais letradas como recursos de combate às fake news e à desinformação.
                                    [publisher] => Associação Catarinense de Bibliotecários
                                    [date] => 2024-04-22
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2092
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista ACB; v. 28 n. 1 (2023): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 1-30
                                            [1] => 1414-0594
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2092/1744
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista ACB
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)