Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:14:57Z
    [request] => https://revista.acbsc.org.br/racb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/2071
                            [datestamp] => 2024-04-17T22:05:23Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => racb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Serviços informacionais para estudantes com Necessidades Educacionais Específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Medeiros, Celina Silveira
                                            [1] => Martins Filho, Lourival José
                                        )

                                    [description] => Os serviços informacionais são desenvolvidos para suprir as necessidades informacionais dos interagentes, com esse entendimento a pesquisa objetiva analisar os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina para contemplar as demandas informacionais dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Assim, apresenta-se a Biblioteca Central da universidade com ênfase nos serviços informacionais e as interfaces com Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; discute-se sobre Estudos de Usuário e Ciência da Informação na relação com a Educação e o papel da Biblioteca Universitária no atendimento a pessoas com necessidades educacionais específicas; contextualiza-se o perfil dos estudantes com necessidades educacionais específicas, as expectativas relacionadas aos serviços informacionais, as impressões da coordenação da Biblioteca Central e é proposto um Programa de Competência em Informação para os estudantes com necessidades educacionais específicas da universidade. A pesquisa teve natureza aplicada, classificando-se como descritiva e exploratória em relação aos objetivos, a abordagem do problema foi quali-quantitativa. Os resultados demonstram que os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central contemplam as demandas informacionais da maioria dos respondentes, mas a biblioteca não conta com setor específico para o atendimento destes estudantes e ainda não possui Política de Acessibilidade. Destaca-se a presença de um Grupo de Trabalho em Acessibilidade e apoio do Núcleo de Acessibilidade Educacional da universidade.
                                    [publisher] => Associação Catarinense de Bibliotecários
                                    [date] => 2024-04-17
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2071
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista ACB; v. 28 n. 1 (2023): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 1-29
                                            [1] => 1414-0594
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2071/1739
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista ACB
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)