Array
(
    [responseDate] => 2024-03-22T09:35:29Z
    [request] => https://revista.ibict.br/p2p/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/6891
                            [datestamp] => 2024-03-12T16:56:02Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => p2p:EO
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => APLICAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE NONAKA E TAKEUCHI PARA A TRANSFERÊNCIA DE KNOW-HOW EM UNIVERSIDADES FEDERAIS
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Giazzon, Luana
                                            [1] => Avila, Lucas Veiga
                                            [2] => Rosa, Carmen Brum
                                        )

                                    [subject] => Know-how; Transferência de Tecnologia; Modelo de Gestão do Conhecimento; Universidades Federais.
                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Federal universities play a crucial role in advancing research, technological development, and innovation in Brazil, driving the production of knowledge and innovative technologies under the Legal Framework for Science, Technology, and Innovation (MLCTI). However, the effective transfer of this knowledge to society and the productive sector faces complex challenges. In this context, know-how transfer stands out as a key element to link academic research to practical application. This article explores the development of a know-how transfer model for federal universities, using Nonaka and Takeuchi's Knowledge Management Model as a conceptual basis. By considering the interaction among different stakeholders, the aim is, through the model, to facilitate the know-how transfer process, maximizing the impact of federal universities on the country's innovation and technological development. The article examines the landscape of federal universities in Brazil, considering the MLCTI and the challenges and opportunities in knowledge transfer. It highlights the importance of know-how transfer as a component of technology transfer. The development of the know-how transfer model emphasizes the relationships among universities, researchers, and companies, contributing to a more effective approach in promoting innovation and technological development.
                                            [1] => Las universidades federales desempeñan un papel crucial en el avance de la investigación, el desarrollo tecnológico y la innovación en Brasil, impulsando la producción de conocimiento y tecnologías innovadoras bajo el Marco Legal de Ciencia, Tecnología e Innovación (MLCTI). Sin embargo, la transferencia efectiva de este conocimiento a la sociedad y al sector productivo enfrenta desafíos complejos. En este contexto, la transferencia de know-how se destaca como un elemento clave para vincular la investigación académica con la aplicación práctica. Este artículo explora el desarrollo de un modelo de transferencia de know-how para universidades federales, utilizando el Modelo de Gestión del Conocimiento de Nonaka y Takeuchi como base conceptual. Al considerar la interacción entre diferentes partes interesadas, el objetivo es, a través del modelo, facilitar el proceso de transferencia de know-how, maximizando el impacto de las universidades federales en la innovación y el desarrollo tecnológico del país. El artículo examina el panorama de las universidades federales en Brasil, considerando el MLCTI y los desafíos y oportunidades en la transferencia de conocimiento. Destaca la importancia de la transferencia de know-how como componente de la transferencia de tecnología. El desarrollo del modelo de transferencia de know-how enfatiza las relaciones entre universidades, investigadores y empresas, contribuyendo a un enfoque más efectivo para promover la innovación y el desarrollo tecnológico.
                                            [2] => As universidades federais desempenham um papel crucial no avanço da pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no Brasil, impulsionando a produção de conhecimento e tecnologias inovadoras sob o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI). No entanto, a transferência eficaz desse conhecimento para a sociedade e o setor produtivo enfrenta desafios complexos. Nesse contexto, a transferência de know-how se destaca como um elemento-chave para ligar a pesquisa acadêmica à aplicação prática. Este artigo explora o desenvolvimento de um modelo de transferência de know-how para universidades federais, usando o Modelo de Gestão do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi como base conceitual. Ao considerar a interação entre diferentes stakeholders, o objetivo é, por meio do modelo, facilitar o processo transferência de know-how, maximizando o impacto das universidades federais na inovação e no desenvolvimento tecnológico do país. O artigo examina o cenário das universidades federais no Brasil, considerando o MLCTI e os desafios e oportunidades na transferência de conhecimento. Destaca a importância da transferência de know-how como componente es da transferência de tecnologia. O desenvolvimento do modelo de transferência de know-how enfatiza as relações entre universidades, pesquisadores e empresas, contribuindo para uma abordagem mais eficaz na promoção da inovação e no desenvolvimento tecnológico.
                                        )

                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2024-03-12
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6891
                                            [1] => 10.21728/p2p.2024v10n2e-6891
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => P2P & INOVAÇÃO; Vol. 10 No. 2 (2024): P2P & Inovação; e-6891
                                            [1] => P2P E INOVAÇÃO; v. 10 n. 2 (2024): P2P & Inovação; e-6891
                                            [2] => 2358-7814
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6891/6479
                                            [1] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6891/6480
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Luana Giazzon, Lucas Veiga Avila, Carmen Brum Rosa
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)