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                                    [description] => Partindo do princípio de que o homem sempre aspirou desenvolver meios que permitissem reunir e disponibilizar informações, esse artigo apresenta a área da Ciência da Informação – CI - a partir de objetivos e pontos de vista distintos, os quais vêm consolidando este campo científico. Nesta perspectiva, apresenta-se como objetivo deste trabalho o desenvolvimento de um estudo epistemológico acerca dos principais paradigmas identificados na literatura da área de CI, buscando identificar seus aportes teóricos a partir de uma perspectiva histórica. Assim, a partir de uma análise preliminar da literatura da área de Ciência da Informação, verifica-se que tal campo científico caracteriza-se pela existência de ao menos três paradigmas epistemológicos distintos, embora interrelacionados e complementares: físico, cognitivo e social. Baseado numa epistemologia fisicista, o paradigma físico é centrado em sistemas informatizados, onde o conceito de informação aproximase de um sentido estritamente técnico, cujas percepções e interpretações do usuário, no processo de recuperação da informação, não são consideradas. Em 1977, na Conferência de Copenhagen se assistiu o confronto entre as teorias racionalistas e sistêmicas em contraposição às abordagens psico-sociológicas centradas no usuário, a partir dessa década então, o foco principal passou para o usuário e seu conhecimento individual, dando origem assim ao Paradigma Cognitivo. O Paradigma Social, por sua vez, apresenta-se como uma abordagem sócio-cognitiva, onde a partir da realização de análise de domínios busca-se favorecer a “Gestão do Conhecimento”, levando-se em consideração o conhecimento compartilhado por uma comunidade ou grupo. Nesta perspectiva, observa-se que mesmo no âmbito da área de Ciência da Informação, o conceito de informação adquire particularidades específicas de acordo com o enfoque utilizado evidenciando a necessidade de estudos epistemológicos que favoreçam uma definição mais abstrata do conceito de informação utilizado na área em relação a utilização de tal termo em outras áreas do conhecimento.
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