Array
(
    [responseDate] => 2024-03-20T14:20:30Z
    [request] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/57979
                            [datestamp] => 2023-12-04T08:52:46Z
                            [setSpec] => RFD:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Memórias e vivências:: o legado de Paulo Freire na alfabetização de adultos
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Cunha, Albert Douglas Silva da
                                            [1] => Carvalho, Álvaro Jorge Santos de
                                            [2] => Lira, Daniele Sueira de
                                            [3] => Lagrange, Laura Mattes
                                            [4] => Cerdas, Luciene
                                            [5] => Cezario, Lidiane Jeane Lima
                                            [6] => Rocha, Maria Antônia Azevêdo Teixeira
                                            [7] => Amorim, Rejane Maria de Almeida
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Alfabetização
                                            [1] => Paulo Freire
                                            [2] => Educação libertadora
                                            [3] => Educação de jovens e adultos
                                            [4] => Acesso à Informação.
                                            [5] => Letramento
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The article aims to discuss the theoretical assumptions of the Literacy Method developed by Paulo Freire and implemented in the literacy project for 380 workers, known as the "Forty Hours of Angicos," in Rio Grande do Norte. Through the reading of his works such as "Pedagogy of the Oppressed," "Education as the Practice of Freedom," and "The Importance of Reading the Word," his conceptions about education, pedagogy, and literacy reveal the foundations of his teaching method characterized by the ethical and political significance of the educator's actions in their relationship with the learner. The conducted study highlights a pedagogical shift towards an emancipatory literacy; all involved are subjects and contribute to each other's teaching and learning in a perspective of a democratic society and social justice.
                                            [1] => O artigo tem como objetivo discutir os pressupostos teóricos do Método de Alfabetização desenvolvido por Paulo Freire e implementado no projeto de alfabetização para 380 trabalhadores, que ficou conhecido como “Quarenta horas de Angicos”, no Rio Grande do Norte. Na leitura de suas obras Pedagogia do Oprimido, Educação como Prática de Liberdade e A importância do ato ao ler, suas concepções sobre educação, pedagogia e alfabetização descortinam as bases de seu método de ensino, caracterizado pelo sentido ético e político do fazer do educador na sua relação com o educando. O estudo realizado sinaliza um processo de mudança pedagógica em busca de uma alfabetização emancipadora; todos os envolvidos são sujeitos e contribuem para o ensino e a aprendizagem uns dos outros, em uma perspectiva de uma sociedade democrática e de justiça social.
                                        )

                                    [publisher] => Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES/IFS/CNPq
                                    [date] => 2023-12-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57979
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Fontes Documentais; v. 5 n. Ed. Especial (2022): Revista Fontes Documentais - Edição especial Memória e Resistências: enlaces e entrelaces, maio/ago. 2022 ; 207–225
                                            [1] => 2595-9778
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57979/30588
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Albert Douglas Silva da Cunha, Álvaro Jorge Santos de Carvalho, Daniele Sueira de Lira, Laura Mattes Lagrange, Luciene Cerdas, Lidiane Jeane Lima Cezario, Maria Antônia Azevêdo Teixeira Rocha, Rejane Maria de Almeida Amorim
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)