Array
(
    [responseDate] => 2024-03-20T14:25:09Z
    [request] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/57689
                            [datestamp] => 2023-11-30T21:00:24Z
                            [setSpec] => RFD:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A biblioteca no contexto educacional:: o olhar docente sobre práticas educativas de língua portuguesa na biblioteca para alunos do ensino técnico na modalidade EaD
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Sales, Célia Reis
                                            [1] => Pimenta, Jussara Santos
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Práticas Educativas.
                                            [1] => Educação Profissional.
                                            [2] => IFRO.
                                            [3] => Biblioteca pública
                                            [4] => Ensino à Distancia
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This work aims to analyze and provide a report about the teaching practice of Portuguese Language teachers of Instrumental Portuguese regarding the use of the library at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia, Brazil, as a pedagogical resource for knowledge construction of technical courses students in the concomitant modality. As a research methodology, we opted for an exploratory study with the use of a bibliographical survey and a questionnaire as a data collection tool. The observation of the pedagogical practices of the teachers allowed to gather information on the purpose and frequency of use of the library by the educators; what supports the library offers for Instrumental Portuguese classes; the activities that can be developed with the technical courses students in the concomitant modality; the main difficulties encountered in using the library as a pedagogical resource; whether it is possible to develop reading activities aiming at thedevelopment of the students' critic thinking; and also the role of the Campus library in the teaching-learning process. It was verified that the library needs to improve its services in order to develop interdisciplinary actions of research and incentive to reading to fulfill its educational role in the teaching practices.
                                            [1] => Este trabalho tem como objetivo analisar e relatar a prática docente dos professores de Língua Portuguesa da disciplina de Português Instrumental em relação ao uso da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte como recurso pedagógico e construção do conhecimento dos discentes dos Cursos Técnicos na Modalidade Concomitante. Como metodologia de pesquisa optou-se pelo estudo exploratório e descritivo com a utilização de levantamento bibliográfico e questionário como instrumento de coleta de dados. As informações sobre as práticas pedagógicas dos professores permitiu obter informações sobre a finalidade e frequência do uso da biblioteca pelos docentes; quais suportes a biblioteca oferece para as aulas de Português instrumental; quais atividades podem ser desenvolvidas com os alunos dos cursos técnicos na modalidade concomitante; quais as principais dificuldades encontradas para utilizar a biblioteca como recurso pedagógico; se é possível desenvolver atividades de leitura visando o desenvolvimento crítico dos alunos e, ainda, qual o papel da biblioteca do Campus no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Assim, constatou-se que a biblioteca precisa melhorar os serviços oferecidos, desenvolver ações interdisciplinares, de pesquisa e de incentivo à leitura para cumprir o seu papel educativo nas práticas docentes.
                                        )

                                    [publisher] => Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES/IFS/CNPq
                                    [date] => 2023-11-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57689
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Fontes Documentais; v. 4 n. 1 (2021): Revista Fontes Documentais (RFD) -  v.4, n.1, jan./abr., 2021; 45-55
                                            [1] => 2595-9778
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57689/30465
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)