Array
(
    [responseDate] => 2024-03-20T14:25:15Z
    [request] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/57676
                            [datestamp] => 2023-12-02T08:19:07Z
                            [setSpec] => RFD:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] =>  Biblioteca Clarice Lispector lugar de ações educativas 
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Cavalcante, Fernanda de Oliveira Freitas
                                            [1] => Pimenta, Jussara Santos
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblioteca escolar
                                            [1] => Ações de incentivo à leitura
                                            [2] => Mediação da informação
                                            [3] => Pesquisa-ação
                                        )

                                    [description] => Este estudo tem como objetivo analisar as ações educativas existentes na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia - Cacoal, e de que forma essas ações beneficiam alunos e professores. Participaram do mesmo vinte e três estudantes e cinco professores. O instrumento utilizado foi o questionário e indicado. Adotou-se como referencial téorico os autores Campello (2008; 2009) e Roca (2012), no que se refere ao papel da biblioteca escolar; e Perrotti (2008; 2014; 2015) e Freire (2015), na questão da leitura e mediação cultural. Os dados foram atenuados por meio da análise do conteúdo. Os resultados visíveis que existem problemas na divulgação das ações educativas - projetos de leitura. A maioria dos alunos respoderam que desconhecem, e contribuíram com inovações nas práticas educativas da biblioteca. Os professores sentiram a necessidade de contribuir para melhorias da biblioteca, e a pesquisa serviço de estímulo para melhor utilização do espaço educativo biblioteca. Com a aplicação das leituras (ações e / ou projetos da biblioteca), análise e interpretação dos dados, pode-se perceber a importância das práticas biblioteconômicas e pedagógicas no seio escolar - na Biblioteca por meio da mediação de leitura e, principalmente, o poder transformador que ela possui no cotidiano dos estudantes, que os tornam capazes de ser jovens reflexivos e acordados.
                                    [publisher] => Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES/IFS/CNPq
                                    [date] => 2021-08-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57676
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Fontes Documentais; v. 4 n. 2 (2021): Revista Fontes Documentais (RFD) -  v.4, n. 2, 2021; 6-18
                                            [1] => 2595-9778
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57676/30441
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)