Array
(
    [responseDate] => 2023-12-29T18:16:13Z
    [request] => https://revistas.ufpr.br/atoz/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:revistas.ufpr.br:article/90794
                            [datestamp] => 2023-12-29T15:42:43Z
                            [setSpec] => atoz:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Competências digitais no uso dos ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso a partir da opinião dos alunos do curso de graduação em Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense
                                            [1] => Digital competences in the use of virtual learning environments: a case study based on the opinion of undergraduate students in Librarianship and Documentation at Universidade Federal Fluminense
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Lobo, Wilson Luiz Souza
                                            [1] => Alvarez, Gonzalo Rubén
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Information Science: Library Science
                                            [1] => Digital Competence; Virtual Learning Environment; Information and Communication Technology; Higher Education; Librarianship and Documentation; Universidade Federal Fluminense
                                            [2] => Ciência da Informação: Biblioteconomia
                                            [3] => Competência Digital; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Tecnologia da Informação e Comunicação; Educação Superior; Biblioteconomia e Documentação; Universidade Federal Fluminense.
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação representam um avanço na educação superior, na qual as competências digitais se tornam essenciais no uso dos ambientes virtuais que dão apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Analisa as competências digitais dos alunos do curso de graduação em Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense no uso das plataformas Moodle e Classroom. Método: Trata de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, representando um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, utilizou um questionário on-line, composto de perguntas abertas e fechadas. O corpus é constituído por 68 alunos respondentes, que representa 14,87% dos 457 alunos matriculados, incluindo aqueles que ingressaram na modalidade de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Resultados: A respeito do perfil dos usuários, trata-se de um público jovem, que cursa a sua primeira graduação, usa dispositivos tecnológicos versáteis (celular e notebook) e rede sem fio Wi-Fi para acessar os ambientes virtuais de aprendizagem. Com relação ao contexto de uso, os alunos respondentes possuem um nível considerável de experiência com o Moodle e Classroom, como consequência da intensificação do seu uso, principalmente no contexto pandêmico com a adoção temporária e emergencial do ensino remoto. Conclusão: De modo geral, os participantes da pesquisa possuem conhecimentos básicos sobre o Moodle e Classroom, no entanto, a falta de capacitações e treinamentos por estes manifestada impede o aprimoramento de competências digitais para o uso adequado dos ambientes virtuais de aprendizagem.
                                            [1] => Introduction: Information and Communication Technologies represent a breakthrough in higher education, in which digital competences become essential in the use of virtual environments that support the teaching-learning process. This study  analyzes the digital competences of undergraduate students in the Librarianship and Documentation Course at Universidade Federal Fluminense in relation to the use of the Moodle and Classroom platforms. Method: It is an exploratory and descriptive study, with a quali-quantitative approach, representing a case study. The instruments used for data collection  was an online questionnaire, composed of open-ended and closed-ended questions. The corpus consists of 68 responding students, representing 14.87% of the 457 enrolled students, including those who entered the remote teaching modality during the Covid-19 pandemic. Results: Regarding the profile of the users, this is a young audience, who are studying their first graduation and use versatile technological devices (cell phone and laptop) and Wi-Fi wireless network to access virtual learning environments. Regarding the context of use, the respondent students have a considerable level of experience with Moodle and Classroom, as a result of the intensification of their use, especially in the pandemic context with the temporary and emergency adoption of remote teaching. Conclusions: In general, the research participants have basic knowledge about Moodle and Classroom, however, the lack of capacitation and training they revealed prevents the improvement of digital competences for the proper use of virtual learning environments.
                                        )

                                    [publisher] => Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
                                    [contributor] => Array
                                        (
                                            [0] => SimpleXMLElement Object
                                                (
                                                )

                                            [1] => SimpleXMLElement Object
                                                (
                                                )

                                        )

                                    [date] => 2023-12-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => SimpleXMLElement Object
                                                (
                                                )

                                            [3] => SimpleXMLElement Object
                                                (
                                                )

                                            [4] => Artículo evaluado por pares
                                            [5] => Avaliado pelos pares
                                            [6] => Exploratório-descritiva
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/90794
                                            [1] => 10.5380/atoz.v12i0.90794
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 14
                                            [1] => AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 14
                                            [2] => AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 14
                                            [3] => 2237-826X
                                            [4] => 10.5380/atoz.v12i0
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/90794/51272
                                            [1] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57409
                                            [2] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57410
                                            [3] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57411
                                            [4] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57412
                                            [5] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57413
                                            [6] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57414
                                            [7] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57415
                                            [8] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57416
                                            [9] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57417
                                            [10] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57418
                                            [11] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57419
                                            [12] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/90794/57420
                                        )

                                    [coverage] => Array
                                        (
                                            [0] => SimpleXMLElement Object
                                                (
                                                )

                                            [1] => SimpleXMLElement Object
                                                (
                                                )

                                            [2] => SimpleXMLElement Object
                                                (
                                                )

                                            [3] => Brasil
                                            [4] => SimpleXMLElement Object
                                                (
                                                )

                                            [5] => Por grau de instrução
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)