Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T10:15:03Z
    [request] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/113
                            [datestamp] => 2020-05-31T21:40:46Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rebecin:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Miranda, Ana Maria Mendes
                                            [1] => Gaia, André Luís Caçula
                                            [2] => Santos Neto, João Arlindo dos
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Formação Pedagógica
                                            [1] => Programas de Pós-Graduação
                                            [2] => Ciência da Informação
                                            [3] => Didática de Ensino
                                            [4] => Docência na Ciência da Informação.
                                        )

                                    [description] => Formação didática e pedagógica para pós-graduandos no Brasil constituem os temas de interesse deste artigo, que analisa a matriz curricular dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil, com o objetivo de investigar a presença de conteúdos que explicitem as temáticas formação pedagógica, formação docente, mediação pedagógica e afins, nas disciplinas ofertadas. A partir de uma revisão de literatura e do método documental com abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites dos Programas e na Plataforma Sucupira. Como resultados, dos 15 Programas analisados somente cinco possuem disciplinas direcionadas para a temática enfocada. A análise centrou-se nas disciplinas que explicitam a presença de conteúdos pedagógicos e educativos, que visem a formação didática e pedagógica do futuro docente. Ressalta que é necessária uma atenção maior pelos Programas em relação a uma formação didático-pedagógica dos discentes, que vá além da científico-acadêmica. Considera que as temáticas analisadas ainda são pouco abordadas pelas disciplinas dos Programas de Pós-Graduação.
                                    [publisher] => ABECIN
                                    [date] => 2018-09-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 33-46
                                            [1] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 33-46
                                            [2] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 33-46
                                            [3] => 2358-3193
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113/pdf
                                )

                        )

                )

        )

)