Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T10:15:02Z
    [request] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/110
                            [datestamp] => 2020-05-31T21:57:43Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rebecin:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O uso de documentários como ferramenta didática no ensino de Biblioteconomia
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Batista, Djane Fernandes
                                            [1] => Nunes, Jefferson Veras
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Cinema–Gênero Documentário
                                            [1] => Processo Ensino-Aprendizagem
                                            [2] => Documentário como Ferramenta Educacional
                                            [3] => Ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação
                                            [4] => Metodologia de Ensino.
                                        )

                                    [description] => Visa apresentar o ponto de vista de professores e alunos acerca do uso dos documentários como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem nas disciplinas de Cultura e Mídia; Informação e Sociedade; e Teorias da Informação e da Comunicação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Aborda o nascimento do cinema, correlacionando-o à história mundial e a aspectos sociais e culturais da sociedade. Apresenta o surgimento dos gêneros cinematográficos a partir das expressões culturais e vanguardas europeias, relacionando-as com o desenvolvimento da linguagem cinematográfica. Relaciona o cinema, mais especificamente o gênero documentário, com a educação. Conceitua gênero documentário e apresenta os novos tipos de documentários que estão sendo desenvolvidos a partir das novas tecnologias e da internet. Quanto à metodologia, recorre à pesquisa descritiva de cunho qualitativo que, através da análise de conteúdo aplicada em dados coletados por meio da aplicação de questionários aos alunos e realização de entrevista com professores das disciplinas mencionadas, constatando que tanto professores como alunos avaliam os documentários como uma ferramenta proveitosa ao processo ensino-aprendizagem e que, embora precise de alguns ajustes, são dotadas de resultados positivos quando aliados aos textos e debates em sala de aula.
                                    [publisher] => ABECIN
                                    [date] => 2018-12-26
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/110
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 2 (2018); 47-62
                                            [1] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 2 (2018); 47-62
                                            [2] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 2 (2018); 47-62
                                            [3] => 2358-3193
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/110/pdf
                                )

                        )

                )

        )

)