Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T10:14:46Z
    [request] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/90
                            [datestamp] => 2020-05-31T21:26:38Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rebecin:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A trajetória das escolas de Biblioteconomia no Brasil
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Nascimento, Maria Vanessa do
                                            [1] => Martins, Gracy Kelli
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Escolas de Biblioteconomia
                                            [1] => História do Ensino de Biblioteconomia
                                            [2] => Formação Profissional.
                                        )

                                    [description] => Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualiquantitativa, realizada entre os meses de outubro de 2016 e abril de 2017, tendo como principal fonte de dados o acervo digital da Biblioteca Nacional e o sistema e-MEC, do Ministério da Educação. Procurou-se expor, a partir do levantamento dos dados, uma breve contextualização histórica do ensino de Biblioteconomia, sua institucionalização no país e o atual cenário, com o objetivo de identificar qual o perfil dos cursos brasileiros. Para o alcance do objetivo principal, foi realizada uma pesquisa documental evidenciando o quadro atual de expansão de cursos de graduação em Biblioteconomia, afim de verificar aspectos tais como: cursos presenciais ou à distância, oferta em instituições públicas ou privadas e a distribuição dos cursos no território nacional. Com base nos dados sistematizados e analisados pode-se evidenciar que, prioritariamente, o curso é ofertado em instituições públicas, contribuindo para a formação profissional via ensino público e a distribuição das escolas de Biblioteconomia pelo país apresenta maior concentração nas regiões Sudeste e Nordeste.
                                    [publisher] => ABECIN
                                    [date] => 2018-01-17
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/90
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 37-54
                                            [1] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 37-54
                                            [2] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 37-54
                                            [3] => 2358-3193
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/90/pdf
                                )

                        )

                )

        )

)