Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T10:14:33Z
    [request] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/59
                            [datestamp] => 2020-05-31T21:37:01Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rebecin:COM
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Significado cultural e comportamento informacional
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Berti, Ilemar Cristina Wey
                                            [1] => Bartalo, Linete
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Significado Cultural
                                            [1] => Necessidade de Informação
                                            [2] => Comportamento Informacional
                                            [3] => Síndrome de Down.
                                        )

                                    [description] => Apresenta-se os resultados de uma pesquisa que evidenciou a interveniência dos significados culturais no comportamento informacional. Com base nas teorias dos estudos de usuários da informação e do aspecto social da Ciência da Informação, foi analisado o comportamento informacional dos pais de crianças com Síndrome de Down, por meio de pesquisa documental e entrevista semiestruturada. A pesquisa comparou dois grupos de pais, um grupo com crianças nascidas nos Anos 2009 a 2013 e outro grupo com crianças nascidas nas Décadas de 1960 a 1980. Nesses contextos, considerou-se o momento do diagnóstico no reconhecimento da necessidade de informação, a busca e o uso da informação para auxiliar no desenvolvimento socioeducativo dos filhos. Os resultados encontrados indicam para a influência dos significados culturais atribuídos a anomalia, das interações sociais e da ação conjunta da família para promoção do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da pessoa com Síndrome de Down. Entende-se, portanto, que o acesso a informação para os pais é fator de conformação no desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down, com vistas a promover suas potencialidades e sensibilizar a sociedade para o processo de inclusão social. No entanto, a informação perpassa as construções histórico-sociais reveladas nos significados culturais, determinantes das mudanças ocorridas nos diversos contextos informacionais relacionados ao tempo e ao espaço que ocorrem.
                                    [publisher] => ABECIN
                                    [date] => 2018-01-18
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/59
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 No. 2 (2017); 98-118
                                            [1] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 Núm. 2 (2017); 98-118
                                            [2] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 n. 2 (2017); 98-118
                                            [3] => 2358-3193
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/59/pdf
                                )

                        )

                )

        )

)