Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T10:14:27Z
    [request] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/47
                            [datestamp] => 2020-05-31T21:11:58Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rebecin:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Conhecimento e sociedade: uma abordagem sobre a diversidade dos saberes e seus contextos
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Morigi, Valdir Jose
                                            [1] => Massoni, Luis Fernando Herbert
                                            [2] => Stueber, Ketlen
                                            [3] => Viana, Arthur Walber
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Diversidade
                                            [1] => Conhecimento Social
                                            [2] => Conhecimento e Sociedade.
                                        )

                                    [description] => Apresenta a disciplina ‘Conhecimento e Sociedade’, do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É oferecida como matéria obrigatória nos currículos dos cursos de graduação em Arquivologia e Museologia e como eletiva para os cursos de Biblioteconomia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e História da Arte. Reflete sobre a importância de disciplinas que possibilitem e reforcem o diálogo entre os diferentes saberes produzidos socialmente, tendo como princípios norteadores valores de respeito ao ‘outro’, diversidade cultural e cidadania. Os conteúdos trabalhados na disciplina partem da história e das diferentes vertentes que constituem o conhecimento social, por meio de uma abordagem inter e multidisciplinar, através das dimensões históricas, culturais, políticas, psicossociais e éticas que envolvem a construção dos diferentes saberes sociais. Relata os objetivos, a metodologia, o referencial teórico e as experiências de aprendizagem utilizadas na disciplina. Conclui que há a necessidade de disciplinas que reflitam de forma crítica as formas canônicas e excludentes de entender o mundo a partir de classificações e de hierarquizações que possibilitaram a hegemonia do conhecimento ocidental sobre os saberes locais e periféricos. Em contraponto, uma perspectiva dialógica que considere a ecologia dos diversos saberes e seus contextos possibilita a compreensão da sua complexidade ao mesmo tempo em que é capaz de religar os diferentes saberes: Ciência, Arte, Mito e Religião e seus imaginários.
                                    [publisher] => ABECIN
                                    [date] => 2017-08-13
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/47
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 No. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 28-44
                                            [1] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 28-44
                                            [2] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 n. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 28-44
                                            [3] => 2358-3193
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/47/pdf
                                )

                        )

                )

        )

)