Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T10:14:07Z
    [request] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/25
                            [datestamp] => 2020-05-31T20:46:58Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rebecin:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Kawabata, Priscila Etsuco
                                            [1] => Valentim, Marta Lígia Pomim
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Arquivista
                                            [1] => Mercado de Trabalho
                                            [2] => Competências e Habilidades Profissionais
                                            [3] => Formação em Arquivologia
                                            [4] => Concursos Públicos.
                                        )

                                    [description] => Levantou-se alguns concursos públicos direcionados ao arquivista, com o objetivo de verificar quais as competências e habilidades profissionais solicitadas. A partir deste levantamento, analisou-se o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo intuito era verificar se a formação acadêmica do arquivista atendia as demandas deste nicho do mercado de trabalho. Para tanto, discorre-se sobre a evolução da profissão, o currículo do Curso de Arquivologia da Unesp, as competências e habilidades constantes do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp e as Diretrizes Curriculares elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC). Os procedimentos metodológicos adotados concentram-se na análise das Diretrizes Curriculares do MEC e do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp, bem como no levantamento de 12 editais de concursos públicos, sendo selecionada uma amostra intencional estratificada cobrindo as três esferas governamentais: federal, estadual e municipal. A análise de dados foi realizada a partir das informações extraídas dos editais, buscando-se aspectos qualitativos e quantitativos: Tipo de instituição pública; identificação do órgão público; ano; localização geográfica; cargo descrito; formação exigida; atividades e atribuições; conteúdo programático; bibliografia. Como resultado obtido através das análises efetuadas destaca-se que o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp contempla as demandas exigidas nos editais secionados, entretanto, o arquivista deve ter a percepção da importância de se atualizar continuamente, visto que as atividades desenvolvidas pelo arquivista recebem impacto direto das tecnologias de informação e comunicação, modificando a forma, métodos e instrumentos de trabalho.
                                    [publisher] => ABECIN
                                    [date] => 2015-06-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/25
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 1 (2015); 84-116
                                            [1] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 1 (2015); 84-116
                                            [2] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 84-116
                                            [3] => 2358-3193
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/25/pdf_1
                                )

                        )

                )

        )

)