Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T10:14:04Z
    [request] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/20
                            [datestamp] => 2020-05-31T20:26:23Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rebecin:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Brito, Regina Garcia de
                                            [1] => Valls, Valéria Martin
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => TIC
                                            [1] => Aprendizagem
                                            [2] => Competência em Informação
                                            [3] => Competência Midiática
                                            [4] => Mediação da Informação
                                            [5] => Bibliotecário.
                                        )

                                    [description] => Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade. 
                                    [publisher] => ABECIN
                                    [date] => 2015-06-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 1 (2015); 3-28
                                            [1] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 1 (2015); 3-28
                                            [2] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 3-28
                                            [3] => 2358-3193
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20/pdf
                                )

                        )

                )

        )

)