Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T08:27:38Z
    [request] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2740
                            [datestamp] => 2022-10-25T14:14:19Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => cadernos:POST
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Metadata standards used in virtual learning object repositories
                                            [1] => Padrões de metadados utilizados em repositórios de objetos virtuais de aprendizagem
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Silva, Edilson Leite
                                            [1] => Sousa, Marckson Roberto Ferreira de 
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The repositories of virtual learning objects are important digital informational spaces in the teaching and learning process, allowing the storage, access, use and sharing of digital educational resources, free of charge. In this context, it is essential that repositories adopt metadata standards to facilitate access to resources by teachers and students, their main users. In this context, the objective of this proposal is to verify the metadata patterns used by a set of Virtual Learning Objects Repositories, for the description of the digital educational resources made available in them. It is an exploratory research and quantitative approach. The results showed that most repositories surveyed do not use metadata in accordance with internationally recommended and/or accepted standards. It is concluded that it is essential that the Repositories of Virtual Learning Objects, adopt international standards of metadata in the description of educational resources, in order to facilitate the access, use and sharing of the resources they make available.
                                            [1] => Os repositórios de objetos de virtuais de aprendizagem são espaços informacionais digitais importantes no processo de ensino e aprendizagem, permitindo o armazenamento, acesso, uso e compartilhamento de recursos educacionais digitais, de forma gratuita. Neste contexto, é fundamental que os repositórios adotem padrões de metadados para facilitar o acesso aos recursos por partes dos professores e alunos, seus principais usuários. Diante deste contexto, o objetivo desta proposta, é verificar os padrões de metadados utilizados por um conjunto de Repositórios de Objetos Virtuais de Aprendizagem, para descrição dos recursos educacionais digitais neles disponibilizados. Trata-se de uma pesquisa exploratória e abordagem quantitativa. Os resultados mostraram que a maioria dos repositórios pesquisados não utilizam metadados  de acordo com padrões recomendados e/ou aceitos internacionalmente. Conclui-se ser fundamental que os Repositórios de Objetos Virtuais de Aprendizagem, adotem padrões internacionais de metadados na descriçao dos recursos educacionais, no intituito de facilitar o acesso, uso e compartilhamento dos recursos que disponibilizam.
                                        )

                                    [publisher] => BAD
                                    [date] => 2022-10-25
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => poster
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2740
                                            [1] => 10.48798/cadernosbad.2740
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Cadernos BAD; N.º 1-2 (2021): Atas da 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA)
                                            [1] => 1645-2895
                                            [2] => 0007-9421
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2740/2440
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)