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                    [0] => Pretende-se discorrer sobre a importância do movimento Open Access (Acesso Aberto) para a disponibilização da literatura acadêmica e científica, sem restrição (quando legais) de acesso, uso e disseminação, tornando-se, assim, uma ferramenta relevante para os deficientes visuais, pois o acesso livre à informação científica não representa apenas a promoção de acesso ao seu conteúdo, mas também a eliminação das barreiras que dão acesso a ele. Apresenta brevemente as origens do termo “repositórios digitais”, seus tipos e características. Tem como objetivo principal verificar a acessibilidade para deficientes visuais das páginas Web de dois repositórios institucionais da região Nordeste do Brasil: a Biblioteca Digital de Monografias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura que trata sobre o tema abordado em diferentes tipos de fontes, e a pesquisa exploratória, que se utilizará de observação e da análise para identificar como ocorre a acessibilidade à informação para deficientes visuais na amostra de pesquisa, buscando-se também, caso seja necessário, sugerir possíveis alterações na situação pesquisada. Para o levantamento de dados, pretende-se fazer uso da ferramenta AccessMonitor, um validador automático disponibilizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal, que verificará a aplicação das diretrizes de acessibilidade das telas iniciais dos repositórios, levando em consideração as diretrizes de acessibilidade criadas pelo World Wide Web Consortium (W3C) e a utilização de dois dos atributos e recomendações propostos por Vechiato e Vidotti (Acessibilidade e Usabilidade) para analisar a encontrabilidade da informação em ambientes informacionais digitais. Pretende-se responder ao problema de pesquisa de como ocorre a acessibilidade informacional para os deficientes visuais nos dois repositórios institucionais pesquisados, e propor, se for o caso, caminhos para potencializar o acesso à informação pelos deficientes visuais nessas bases de dados on-line. É inegável o importante papel da Ciência Aberta, através dos repositórios digitais, em especial dos repositórios institucionais, na democratização da informação e do conhecimento científico institucional. No entanto, para que estes repositórios cumpram completamente a sua função de oferecer acesso a qualquer usuário, independentemente da sua limitação ou deficiência, eles precisam apresentar uma acessibilidade Web apropriada. O cerne de meu interesse acadêmico está em buscar formas de que a informação científica esteja ao alcance dos cidadãos com deficiência visual nesses repositórios brasileiros pesquisados.
Palavras-chave: Acesso aberto; Acessibilidade Web – Repositórios institucionais; Deficientes visuais – Inclusão digital.@pt
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