Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T08:17:43Z
    [request] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2043
                            [datestamp] => 2020-05-29T16:40:27Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => cadernos:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Pinto, Leonor Gaspar
                                            [1] => Ochôa, Paula
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Agenda 2030
                                            [1] => Ciência de Informação
                                            [2] => Sustentabilidade
                                            [3] => Competências
                                            [4] => Ensino Superior
                                            [5] => Profissionais de Informação Documentação
                                        )

                                    [description] => Em 2015, os Estados Membros das Nações Unidos (ONU) adotaram uma nova agenda global para o desenvolvimento sustentável - a Agenda 2030, formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. É neste contexto que a IFLA – International Federation of Library Associations and Institutions tem procurado refletir o contributo das bibliotecas para o desenvolvimento sustentável, visando reforçar o posicionamento do setor da Informação Documentação. Este artigo tem como objetivo alargar o espectro das estratégias possíveis a desenvolver no Ensino e nas práticas profissionais da Informação, nas áreas da avaliação do desempenho e gestão, procurando contribuir para o debate sobre estes desafios prioritários. Analisa-se a evolução das experiências realizadas (consideradas como dinâmicas que são objeto de estudo diacrónico), permitindo examinar os seus contributos e procedendo à sua diferenciação e quantificação através da (meta-)avaliação interna. Foram identificadas quatro dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências em torno da sustentabilidade que indicam que o campo de intervenção da Ciência de Informação em Portugal tem vindo a consolidar as perspetivas da avaliação do desempenho, constituindo a Agenda 2030 um desafio e uma oportunidade interdisciplinar para a convergência de métricas e o desenvolvimento de competências transversais.
                                    [publisher] => BAD
                                    [date] => 2020-04-22
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => article
                                            [3] => Grounded theory
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2043
                                            [1] => 10.48798/cadernosbad.2043
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Cadernos BAD; N.º 2 (2019); 1-11
                                            [1] => 1645-2895
                                            [2] => 0007-9421
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2043/pdf
                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2020 Cadernos BAD
                                )

                        )

                )

        )

)