Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T08:17:14Z
    [request] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1984
                            [datestamp] => 2020-05-29T16:40:27Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => cadernos:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Humanidades Digitais e Ciência aberta: perspectiva e desafios para a formação humana no campo da Ciência da Informação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => de Araujo, Izabel Antonina
                                            [1] => Moura, Maria Aparecida
                                        )

                                    [subject] => Ciência aberta. Ciência da informação. Humanidades digitais. Formação humana.
                                    [description] => Nos últimos anos, o acesso aberto ao conhecimento e a transformação no modo de fazer ciência convergiram para o conceito de ciência aberta que se refere a abertura das diferentes etapas dos processos científicos com o relativo acesso aos dados primários das pesquisas disponibilizados online. Neste contexto, o campo das humanidades digitais tornou-se o locus de experimentação voltado aos propósitos de abertura no campo científico. A Ciência da Informação, como campo interdisciplinar, tem recebido parte das demandas por formação humana advindos das novas formas de se produzir cientificamente, na medida em que o campo está relacionado à comunicação do conhecimento e governança dos fluxos informacionais para tornar acessível o conhecimento cultural, científico e tecnológico produzido. A compreensão e adoção da ciência aberta no contexto brasileiro requer reflexão, o planejamento e o desenvolvimento de propostas de formação humana que ampliem a perspectiva dos profissionais da informação em face do atual cenário de mudanças. Nesta perspectiva, este artigo aborda as temáticas ciências abertas e humanidades digitais com foco nos desafios relacionados aos modelos formativos no campo da Ciência da Informação. O estudo centra-se em revisão da literatura sobre os temas em questão e identifica algumas competências requeridas do profissional da informação. Utiliza-se como base as orientações do Projeto Foster. Considera que a formação profissional para Ciência Aberta e humanidades incentiva a criação de novos modelos interpretativos para a compreensão dos aspectos da pesquisa nas suas dimensões culturais, linguísticas, literárias e sociais.
                                    [publisher] => BAD
                                    [date] => 2020-04-22
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => article
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/1984
                                            [1] => 10.48798/cadernosbad.1984
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Cadernos BAD; N.º 2 (2019); 12-18
                                            [1] => 1645-2895
                                            [2] => 0007-9421
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/1984/pdf
                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2020 Cadernos BAD
                                )

                        )

                )

        )

)