Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T08:17:11Z
    [request] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1960
                            [datestamp] => 2019-01-23T21:03:20Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => cadernos:COM
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Formar e capacitar para a prática da ciência aberta : o contributo do projeto FOSTER Plus
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Correia, Antónia
                                            [1] => Carvalho, José
                                            [2] => Rodrigues, Eloy
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Formação
                                            [1] => Capacitação
                                            [2] => Ciência Aberta
                                            [3] => Acesso Aberto
                                            [4] => Dados de Investigação
                                        )

                                    [description] => A falta de conhecimentos e competências relativas à ciência aberta tem vindo a ser identificada como um dos principais obstáculos à sua adoção generalizada pela comunidade académica e científica. Por isso, a formação e capacitação dos investigadores e outros intervenientes nos processos de investigação é considerada com uma componente chave para o sucesso da ciência aberta.Nesta comunicação, apresenta-se o trabalho desenvolvido pelo projeto FOSTER Plus, uma iniciativa europeia com o objetivo de promover, através de formação e disseminação, o conhecimento e as práticas de Acesso Aberto, Dados Abertos e Ciência Aberta, junto de todos os participantes do Espaço Europeu de Investigação (EEI). Serão destacados três dos principais resultados do projeto.Em primeiro lugar o Open Science Toolkit, que reúne conteúdos de nível básico e intermédio, exemplos práticos de três áreas disciplinares e questionários de avaliação, que permitem obter, de uma forma simples e sucinta, os conhecimentos e competências fundamentais da ciência aberta.Em segundo lugar, o Open Science Training Handbook que é um recurso educacional orientado para o ensino prático, focado na ciência aberta. Reunindo métodos, técnicas e práticas, o manual visa apoiar os formadores a transmitir o conhecimento sobre os princípios da ciência aberta, instruindo-os e inspirando-os a criar ações de formação envolventes e de alta qualidade.E finalmente a rede de formadores FOSTER, criada a partir do Trainers Bootcamp, que acompanha, apoia e incentiva os formadores formados pelo projeto, a realizar ações de formação para a suas comunidades e instituições.
                                    [publisher] => BAD
                                    [date] => 2019-01-14
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => article
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/1960
                                            [1] => 10.48798/cadernosbad.1960
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Cadernos BAD; N.º 1 (2018): Atas da 9ª Conferência Luso Brasileira sobre Acesso Aberto; 101-110
                                            [1] => 1645-2895
                                            [2] => 0007-9421
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/1960/pdf
                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2019 Cadernos BAD
                                )

                        )

                )

        )

)