Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T08:16:33Z
    [request] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1915
                            [datestamp] => 2019-01-23T21:03:20Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => cadernos:PEKU
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta. A rede como estratégia de comunicação e sustentabilidade
                                    [creator] => Carvalho, Madalena
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Recursos educacionais abertos
                                            [1] => Repositórios institucionais
                                            [2] => Práticas educacionais abertas
                                            [3] => Interoperabilidade
                                        )

                                    [description] => Apresenta-se a comunidade de prática da Universidade Aberta (UAb), relativa à produção e disponibilização de recursos educacionais abertos, através do seu Repositório Institucional – Repositório Aberto.O Repositório Aberto estrutura-se em torno dos conceitos de acesso aberto e de educação aberta. Enquanto ferramenta alinhada com a estratégica de inovação pedagógica da instituição, esta é uma iniciativa inédita em instituições de ensino superior de Portugal.O plano de desenvolvimento subjacente ao funcionamento e sustentabilidade deste projeto assenta em grande medida na criação de escala. Com esse objetivo têm sido estabelecidos protocolos e parcerias que, pela interoperabilidade, permitem a integração do Repositório em redes de disponibilização de recursos educacionais abertos.Analisam-se os cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração interinstitucional, agregadas no âmbito das parcerias estabelecidas com três instituições brasileiras: CAPES, FioCruz e UNESP.Perspetivam-se criticamente os desenvolvimentos efetuados e os indicadores colhidos, procurando identificar as forças e as oportunidades introduzidas, mas também avaliar as fraquezas e as ameaças do estabelecimento de projetos de interoperabilidade específicos para o desenvolvimento e a sustentabilidade de um repositório institucional.Partilham-se ainda perceções, práticas e desafios, procurando contribuir para o diálogo e disseminação de (boas) práticas, extensíveis a comunidades com interesse na implementação de práticas educacionais abertas.
                                    [publisher] => BAD
                                    [date] => 2019-01-14
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => conferenceObject
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/1915
                                            [1] => 10.48798/cadernosbad.1915
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Cadernos BAD; N.º 1 (2018): Atas da 9ª Conferência Luso Brasileira sobre Acesso Aberto; 201-211
                                            [1] => 1645-2895
                                            [2] => 0007-9421
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/1915/pdf
                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2019 Cadernos BAD
                                )

                        )

                )

        )

)