Array
(
    [responseDate] => 2024-01-20T14:36:07Z
    [request] => https://periodicos.ufs.br/eptic/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19158
                            [datestamp] => 2023-10-26T18:21:40Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => eptic:DT
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Hegemonía, sentido común e ideología: aportaciones  del marxismo al debate sobre la desinformación y la  ‘posverdad’
                                            [1] => Hegemony, common sense and ideology: Marxism’s  contributions to the debate on disinformation and ‘post- truth’
                                            [2] => Hegemonia, senso comum e ideologia: contribuições do marxismo para o debate sobre desinformação e ‘pós-verdade’
                                        )

                                    [creator] => Guimarães, Cátia
                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Discute a atualidade dos conceitos de senso comum e hegemonia, de Gramsci, e do conceito de ideologia desenvolvido por Marx e Engels para uma abordagem mais totalizante do fenômeno da desinformação como parte de uma suposta era da ‘pós-verdade’. Analisa os efeitos do neoliberalismo como base material de uma crise de hegemonia que se expressa também como crise ideológica. Questiona as possibilidades de disputa de contra-hegemonia num cenário em que frações das classes dominantes em luta parecem ‘substituir’ a estratégia de construção de consenso (sempre mais estável) pela produção de desestabilização e dissenso, lançando mão da desinformação.
                                            [1] => It discusses the relevance of Gramsci's concepts of common sense and hegemony, and the concept of ideology developed by Marx and Engels for a more comprehensive approach to the phenomenon of disinformation as part of a supposed 'post-truth' era. It analyzes the effects of neoliberalism as the material basis of a crisis of hegemony that is also expressed as an ideological crisis. It questions the possibilities of disputing counter-hegemony in a scenario in which fractions of the dominant classes in struggle seem to 'replace' the strategy of building consensus with the production of destabilization and dissent, using disinformation.
                                            [2] => Discute la relevancia de los conceptos de sentido común y hegemonía de Gramsci, y del concepto de ideología desarrollado por Marx y Engels para un enfoque más totalizador del fenómeno de la desinformación como parte de una supuesta era de la "posverdad". Analiza los efectos del neoliberalismo como base material de una crisis de hegemonía que se expresa también como crisis ideológica. Cuestiona las posibilidades de disputar la contrahegemonía en un escenario en el que fracciones de las clases dominantes en pugna parecen 'sustituir' la estrategia de construcción de consensos por la producción de desestabilización y disenso, utilizando la desinformación.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal de Sergipe
                                    [date] => 2023-10-23
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/19158
                                            [1] => 10.54786/revistaeptic.v25i2.19158
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; Vol. 25 No. 2 (2023): Revista EPTIC - Dossiê Temático Comunicação e Marxismo; 185-207
                                            [1] => Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; Vol. 25 No 2 (2023): Revista EPTIC - Dossiê Temático Comunicação e Marxismo; 185-207
                                            [2] => Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura - Eptic; Vol. 25 Núm. 2 (2023): Revista EPTIC - Dossier temático Comunicación y marxismo; 185-207
                                            [3] => Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura; v. 25 n. 2 (2023): Revista EPTIC - Dossiê Temático Comunicação e Marxismo; 185-207
                                            [4] => 1518-2487
                                            [5] => 10.54786/revistaeptic.v25i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/19158/14732
                                    [rights] => Copyright (c) 2023 Cátia Guimarães
                                )

                        )

                )

        )

)