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                                    [title] => Jornalismo e Meio Ambiente  A contribuição dos Meios de Comunicação e o conceito de  Sustentabilidade
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                                    [description] => Este artigo é uma reflexão sobre a contribuição que os meios de comunicação social podem dar ao debate público sobre os problemas ambientais. A Agenda XXI e vários outros documentos da ONU chamam atenção para a necessidade de informar   e conscientizar a sociedade. Por outro lado, as Teorias da Comunicação têm sempre em comum o imperativo do emissor se fazer entender pelos receptores, de tal modo que eles possam ser agentes da mudança e não apenas passivos observadores. O primeiro passo, portanto, é estudar a questão ambiental, pautar adequadamente o tema  e levar esclarecimento. Não é  o que ocorre, por exemplo, com  alguns  conceitos  técnicos da área, destacando-se o  de “sustentabilidade”, surgido nos anos 70 para nortear políticas públicas  a serviço da preservação da vida presente e, principalmente,  futura, e, hoje, utilizado até mesmo como parâmetro de preservação dos lucros e das vantagens resultantes da exploração da natureza.
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