Array
(
    [responseDate] => 2024-01-20T14:31:05Z
    [request] => https://periodicos.ufs.br/eptic/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/99
                            [datestamp] => 2011-10-03T21:06:42Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => eptic:ERCPC
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Diversidade cultural, cidadania e esfera pública: um olhar sobre as rádios  comunitárias no Brasil
                                    [creator] => Leal, Sayonara
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Rádio
                                            [1] => Esfera Pública
                                            [2] => Cidadania
                                            [3] => Rádio
                                            [4] => Esfera Pública
                                            [5] => Cidadania
                                        )

                                    [description] => Resumo Este  trabalho  tem  como  objetivo  fundamental  abordar  as  rádios  comunitárias  no  Brasil  como meios de comunicação  referenciados na prática comunicativa como ação social que  se  desdobra  tanto  em  ações  de  caráter  cívico,  dialógico,  opinativo  e  criativo,  como  em  ações estratégicas e  instrumentais. Nos dois casos há  implicações em  termos da qualidade  do espaço público configurado nas rádios comunitárias e, conseqüentemente, na disposição  desses espaços como  lugares comuns abertos aos cidadãos de comunidades atendidas pelo  serviço de comunicação de proximidade e à diversidade cultural e opinativa do público que  acessa esses meios. Para realização deste  trabalho utilizou-se estratégias metodológicas da  pesquisa qualitativa -  tais como: entrevistas semi-estruturadas, análise documental, análise  de  grade  de  programação  -  aplicadas  ao  universo  de  22  rádios  comunitárias  no Distrito  Federal, Centro-Oeste do Brasil.Abstract This  paper  aims  at  addressing  the  Brazilian  community  radio  stations  as  means  of  communication  inserted in  the communicative practice as social action which unfolds  into  actions  with  civic,  dialogical,  opinionative  and  creative  characteristics  as  well  as  into  actions of strategic and instrumental ones.  In both cases there are implications in terms of  the quality of the public space depicted in the community stations and, as a consequence, of  the  disposition  of  such  spaces  as  common  places  available  for  the  citizens  of  the  communities  which  are  assisted  by  the  proximity  communication  service  and  for  the  cultural  and  opinionative  diversities  of  those  who  access  these  means.  In  order  to  accomplish  this  study, methodological  strategies  of  qualitative  research were  carried  out,  such as - semi-structured interviews, documental analysis, programming analysis – applied  within  22  community  radio  stations  in  the  Federal  District,  located  in  the Midwest  of  Brazil.Résumé Ce  travail  a  pour  principal  objectif  de  réaliser  une  étude  des  radios  communautaires  brésiliennes  en  tant  que  moyens  communications d'actions  sociales  qui  présentent  un  caractère  civique,  de  dialogue,  d'opinion  et  de  création,  mais  également  d'actions  stratégiques  et  instrumentales. Dans  ces deux  cas,  il  existe des  implications  en  termes de  qualité de l'espace public, configuré par les radios communautaires, et donc de disposition  de ces espaces en tant que lieux ouverts aux membres des communautés concernées par ce  service  de  communication proximité  et  par  la  diversité  culturelle  et  d'opinion  du  public  ayant accès à ces médias. Pour effectuer ce travail nous avons eu recours à des stratégies de  recherches  qualitatives,  comme  :  des  entretiens dirigés,  des  analyses  de documents,  des  analyses  de  grilles  de  programmation.  Ce  travail  a  été appliqué  aux  22  radios  communautaires du District Fédéral, Centre-ouest du Brésil.  Resumen Este  documento  tiene  como  objetivo  principal  plantear  las  rádios  comunitarias  de Brasil  como medios de comunicación citados en la práctica comunicativa como acción social que  se desarolla tanto en las acciones de carácter cívivo, dialógico, creativo y de opinión como   en    acciones  estratégicas  y  instrumentales.  En  ambos  los  casos  hay  implicaciones  en  términos  de  la  calidad    del  espacio  público  establecido  en    las  radios  comunitarias  y, consecuentemente, en la prestación destes espacios como sítios abiertos a los ciudadanos de  comunidades atendidas por el servicio de comunicación de corto alcance y a la  diversidad   de cultura y de opinión del publico que utiliza estes médios. Para llevar a cabo este  trabajo,  fueron  utilizadas  estratégias  metodológicas  de  investigación  cualitativa,  -  entre  ellas  entrevistas semi-estructuradas, análisis documentales, análisis  de la rejilla de programación  -  en un  universo de 22 radios comunitarias del Distrito Federal, alrededor de la capital de  Brasil, Brasília.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Sergipe
                                    [date] => 2011-10-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/99
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; Vol. 11 No. 3 (2009): Revista Electrónica Internacional de Economía Política de las Tecnologías de la Informacíon y la Comunicación
                                            [1] => Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; Vol. 11 No 3 (2009): Revista Electrónica Internacional de Economía Política de las Tecnologías de la Informacíon y la Comunicación
                                            [2] => Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura - Eptic; Vol. 11 Núm. 3 (2009): Revista Electrónica Internacional de Economía Política de las Tecnologías de la Informacíon y la Comunicación
                                            [3] => Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura; v. 11 n. 3 (2009): Revista Electrónica Internacional de Economía Política de las Tecnologías de la Informacíon y la Comunicación
                                            [4] => 1518-2487
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/99/71
                                )

                        )

                )

        )

)