Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T07:35:11Z
    [request] => https://www.senacdoc.senac.br/doc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.emnuvens.com.br:article/48
                            [datestamp] => 2021-09-09T21:08:50Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => doc:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A  biblioteca como mediadora entre a sala de aula invertida e uso das TICs
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Sá, Mônica Mori Saddock de
                                            [1] => Bello, Natalia da Silva Sampaio
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Sala de aula invertida
                                            [1] => Tecnologias de informação e comunicação - TICs
                                            [2] => Bibliotecas
                                            [3] => Orientação aos usuários
                                            [4] => Redes de informação
                                            [5] => Flipped classroom
                                            [6] => Information and communication technologies – ICTs
                                            [7] => Libraries
                                            [8] => Guidance to users
                                            [9] => Information networks
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The way students assimilate information in recent days is gaining particular importance with the aid of information and communication technologies (ICTs). Today, ICTs are present in the school environment and require education professionals to readjust teaching methods. In view of this problem, the present article introduces the flipped classroom method, which makes it possible to reduce the students’ distancing compared to traditional teaching by reversing the roles of students and teachers and by making the students active protagonists of their learning. Combined with such a method, ICTs are at work and their use should be mediated by the library, which plays a key role in assisting/enabling users to identify sources of reliable information, properly use information available through the Internet, and retrieve research-related data. As a result of the process, the library fulfills its role as it develops actions that enable users to obtain the necessary skills not only to learn how to conduct academic research, but also as it enables them to find and retrieve information that will be helpful throughout their professional life.
                                            [1] => A forma como os alunos têm assimilado informações nos últimos dias está ganhando força com a ajuda das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Hoje, as TICs estão presentes no ambiente escolar e exigem dos profissionais de Educação uma readequação dos métodos de ensino. Com essa problemática, o presente artigo apresenta o método de sala de aula invertida, que possibilita diminuir o distanciamento do aluno com relação ao ensino tradicional, por inverter os papéis de alunos e professores e por tornar o aluno um protagonista ativo do seu aprendizado. Aliadas a esse método, as TICs se fazem presentes e seu uso deve ser mediado pela biblioteca, que desempenha o papel fundamental de auxiliar e capacitar os usuários a identificar as fontes de informação confiáveis, a usar corretamente as informações disponíveis na internet e a recuperar os dados pertinentes à pesquisa. Como resultado do processo, a biblioteca cumpre seu papel quando desenvolve ações que possibilitam ao usuário obter tais competências, que o auxiliarão ao longo de sua vida profissional.
                                        )

                                    [publisher] => Senac Departamento Nacional
                                    [date] => 2018-02-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Artigo avaliado pelos Pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://www.senacdoc.senac.br/doc/article/view/48
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Senac.DOC: revista de informação e conhecimento; Vol. 5 No. 1 (2018); 5-16
                                            [1] => Senac.DOC: revista de informação e conhecimento; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 5-16
                                            [2] => Senac.DOC: revista de informação e conhecimento; v. 5 n. 1 (2018); 5-16
                                            [3] => 2527-1407
                                            [4] => 2357-8866
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://www.senacdoc.senac.br/doc/article/view/48/39
                                )

                        )

                )

        )

)