Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T06:38:17Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/43102
                            [datestamp] => 2020-03-01T21:57:45Z
                            [setSpec] => biblio:REM
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Cuidar do ser e da palavra: práticas de leitura nas ações pedagógicas da “Casa dos Sonhos”em Santa Rita/PB
                                    [creator] => Pereira, Nelma Rejane Olinto de Oliveira
                                    [description] => Parte dos pressupostos de que a leitura é o caminho mais lógico para articular saberes que se encontram desarticulado na relação imprescindível entre o leitor, o livro e a cidadania considerando o seu potencial de criar elos de reencontro, que orientado por uma perspectiva transformadora faz do ato de ler, uma forma de criar e expressar visões de mundo, segundo os desejos e aspirações dos envolvidos no processo de construção do conhecimento. Aponta como problema a seguinte questão: como as práticas de leituras desenvolvidas, na Casa dos Sonhos, contribuem para a construção da história de vida da comunidade assistida por essa instituição?  Tem como objetivo geral: analisar as práticas de leitura das ações pedagógicas na “Casa dos Sonhos” em Santa Rita / Paraíba no período de 2010 – 2015. E, como objetivos específicos: analisar as práticas educacionais promovidas pela Associação Casa dos Sonhos e sua repercussão na vida da comunidade; delinear as ações desenvolvidas, pelos mediadores da leitura, na Casa dos Sonhos; analisar a importância da leitura nas práticas dos educadores em diálogo com os educadores. Mesclam, no percurso metodológico, técnicas advindas da abordagem qualitativa, e da prática da história oral. Utiliza como técnicas de coleta dos dados - a entrevista e o diário de campo. Salienta que os sujeitos da pesquisa estão definidos por um grupo de quatro (04) educadoras, selecionado intencionalmente, apesar de termos considerado, a experiência e a vivência na instituição pesquisada, idade e disponibilidade. Ao analisarmos a Associação Casa dos Sonhos e as ações pedagógicas presentes, percebemos que a instituição tem desenvolvido um projeto educacional que alia a capacidade criativa e o dinamismo da educação popular em seu cotidiano. Concluímos que as práticas sociais desenvolvidas na Casa dos Sonhos, a libertação, a emancipação e a experiência de cuidar, são realidades palpáveis. Elas estão presentes diante do ato de cuidar e das práticas de leitura advindas dos educadores-mediadores, que participam do cotidiano da associação, nesse sentido o cuidar se estabelece.
                                    [publisher] => Universidade Federal da Paraíba
                                    [date] => 2018-11-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Artigo não Avaliado por Pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/43102
                                            [1] => 10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n3.43102
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblionline; v. 14 n. 3 (2018); 32
                                            [1] => 1809-4775
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/43102/21442
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Marynice Medeiros Matos Autran
                                )

                        )

                )

        )

)