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                                    [description] => Analisa a Folksonomia sob a perspectiva da indexação de imagens fotográficas em um estudo de caso nas redes sociais Flickr e Instagram. Insere-se no contexto da crise sociopolítica brasileira culminada pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff em 2016, quando os brasileiros, além de irem às ruas, foram também à Internet e se dividiram em tags contra e a favor do governo. Dentro deste contexto, busca identificar os padrões de etiquetagem utilizados pelos usuários nas duas redes com base nos níveis de compreensão da imagem de Panofsky (2009) e na Dimensão Expressiva de Manini (2002), em paralelo com os estilos de etiquetagem de Cañada (2006), para que, assim, fosse possível analisar o potencial da etiquetagem como método de representação da informação imagética e como fator de construção da memória coletiva. Conclui que, apesar das redes apresentarem o mesmo nível predominante de compreensão da imagem, as motivações e os respectivos estilos de etiquetagem divergem e, logo, a precisão na busca e recuperação de imagens também, o que ressalta a necessidade do profissional da informação conhecer a fundo o comportamento do usuário nas novas plataformas virtuais para que possa continuar a garantir a disponibilidade e acessibilidade à informação e também a própria preservação da memória.
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                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Isabella de Oliveira e Nóbrega, Miriam Paula Manini
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