Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T06:36:41Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/24545
                            [datestamp] => 2019-10-25T16:34:47Z
                            [setSpec] => biblio:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => LIVROS DIGITALIZADOS: USO E SATISFAÇÃO DE DE USUÁRIOS DA UFPB
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Albuquerque, Felipe Candeia
                                            [1] => Paiva, Eliane Bezerra
                                        )

                                    [description] => A emergência das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs contribuiu para a evolução do livro, do formato impresso para novas configurações e, em se tratando de mudanças ainda recentes, requerem estudos sobre esses novos formatos de livro e seus modos de uso. O artigo é o relato de uma pesquisa que teve como objetivo geral investigar uso dos livros digitais por usuários  da área de saúde na Universidade Federal da Paraíba. A metodologia adotada abrange uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo e a coleta de dados realizou-se através de 70 questionários que foram aplicados aos usuários de uma copiadora da UFPB. Os resultados da pesquisa apontaram o seguinte perfil dos usuários do livro digital: a maioria é jovem, do sexo feminino e estudantes dos cursos de Graduação, principalmente de Enfermagem. Também constatou que 45% dos pesquisados fizeram uso de canais informais para ter acesso ao livro digital, 49% fizeram cópia do livro por ter facilidade de acesso e 46% por motivo financeiro. Percebe-se que a frequência à copiadora é considerada alta, pois 57% a frequentam de 2 a 3 vezes por semana. Em relação ao uso dos livros digitais, a pesquisa evidenciou que os principais motivos que levam o usuário a fazer a cópia desse material é o seu baixo custo e a facilidade de acesso. Também revelou questões éticas que envolvem a reprodução de cópias desses livros e a importância da copiadora para a instituição de ensino. Quanto à satisfação dos usuários em relação aos livros digitais, a maioria está satisfeita.Conclui-se que o uso do livro digital é uma realidade na UFPB e apresenta muitas vantagens em relação ao livro impresso.
                                    [publisher] => Universidade Federal da Paraíba
                                    [date] => 2016-01-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/24545
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblionline; v. 11 n. 1 (2015); 35-57
                                            [1] => 1809-4775
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/24545/14648
                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Felipe Candeia Albuquerque, Eliane Bezerra Paiva
                                )

                        )

                )

        )

)