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                    [1] => O MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS E A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO: um estudo de caso da Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias da UFSCAR@pt
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                    [0] => This study applies the concept of marketing products and services in relation to the information needs of users of the Sectorial of Agrarian Sciences of the UFSCar Library, by knowing the profile of users and evaluate the products and services offered. To develop this work, a survey was conducted through questionnaires to library users, in order to know the preferences, habits and satisfaction with the use of the library products and services. According to the results analysis, it was possible to know the user profile as well as information about the most used materials by them, frequency, and reasons to come to the library. The obtained results were satisfying (excellent and good concepts) in the category of the evaluation items such as attendance, collection, organization and infrastructure, along with the home loan services, visual communication, orientation of the ABNT standards, and dissemination of library products and services. In relation to the information needs and satisfaction of products and services, it was considered reasonable by most students. For items relating to interlibrary loan, switched, capes portal, it was found out that most students do not know the existence of these services. Through  the user’s opinion some critical points were detected: the majority answered that the library would offer rooms with computers with internet access, the improvement of study rooms (group and individual rooms) and also acquire more copies of books and options (quantity and diversity of books), besides the need to have a quiet environment in the library. Improving the quality of services, based on analysis of the results, it is suggested to provide training to library users or how to use their services, since many do not know the sources of information and what services are available to them. It is important that the library makes the dissemination and promotion of products and services in order to stimulate the use of its resources, enhancing the satisfaction of users information needs.@en
                    [1] => O estudo como finalidade, aplicar o conceito de marketing de produtos e serviços em relação às necessidades informacionais dos usuários da Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias da UFSCar, conhecer o perfil dos usuários e avaliar os produtos e serviços oferecidos. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa, por meio de questionários, aos usuários da biblioteca, com o objetivo de conhecer as preferências, hábitos e satisfação quanto à utilização dos produtos e serviços da biblioteca. De acordo com a análise dos resultados, permitiu-se conhecer o perfil do usuário, e obter informações sobre os materiais mais utilizados por eles, freqüência, e motivos para virem á biblioteca. Os resultados obtidos foram de satisfação (conceitos excelente e bom) no quesito da avaliação de itens como: atendimento, acervo, organização e estrutura física, juntamente com os serviços de empréstimo domiciliar, comunicação visual, orientação das normas da ABNT, e a divulgação dos produtos/serviços da biblioteca. O atendimento ás necessidades informacionais, e nível de satisfação dos produtos e serviços, foi considerado razoável por maior parte dos alunos. Para os itens referentes a empréstimo entre bibliotecas, Comut, e Portal da Capes, verificou-se que a maioria dos alunos não conhecem a existência desses serviços. A partir da opinião dos usuários constatou-se alguns pontos críticos: a maioria respondeu que gostaria que a biblioteca oferecesse salas com computadores com acesso à internet, a melhoraria de locais de estudo (salas de estudo de grupo e individual) e também aquisição de mais exemplares e opções de livros, (quantidade e diversidade de livros), além da necessidade de ter um ambiente silencioso na biblioteca. Para a melhoria da qualidade dos serviços, com base na análise dos resultados obtidos, sugere-se providenciar treinamento aos usuários da biblioteca quanto à utilização dos seus serviços, pois muitos não conhecem as fontes de informação e quais serviços estão disponíveis para eles. É importante que a biblioteca faça a divulgação e promoção dos produtos e serviços, a fim de estimular o uso de seus recursos, valorizando a satisfação das necessidades informacionais dos usuários.

Palavras-chave: Marketing. Biblioteca Universitária. Produtos e Serviços de Informação. Satisfação do Usuário.@pt
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