Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 8
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 794
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Bibliotecas universitárias: uso de estratégias comunicacionais de combate à desinformação no contexto da pandemia Covid-19@pt
                    [1] => University libraries: use of strategies communications to combat disinformation in the context pandemic Covid-19@en
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => O advento da “sociedade informacional” (CASTELLS, 1999) surge dedicando espaço à informação. Embora tão relevante para essa sociedade, o extenso volume de informações veiculadas por meio das mídias sociais favorece a disseminação de informações falsas. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde declarou que a pandemia Covid-19* gerou uma infodemia, fenômeno que agrava ainda mais a atual crise de saúde pública. Pensando nisso, este artigo objetiva analisar como as bibliotecas universitárias podem contribuir para controlar a desinformação, através do uso de estratégias comunicacionais. Para tanto, como procedimento metodológico realizou-se uma revisão bibliográfica relacionando os tópicos:  sociedade informacional e seus desafios como “pós-verdade” (DELFINO et al., 2019) e infodemia, desinformação e formação da opinião pública, bem como um mapeamento nos sites e mídias sociais de algumas bibliotecas universitárias, no período de paralisação das atividades presenciais. Como resultado, verificamos que a pós-verdade se tornou uma consequência de uma sociedade, dita ‘informacional’, mas que não sabe usar a informação apropriadamente. Além disso, compreendeu-se que a desinformação é uma estratégia de manipulação da opinião pública, visto que interfere na capacidade dos indivíduos de interpretar e avaliar a informação. Depreendeu-se que as bibliotecas estudadas têm utilizado eficazmente estratégias comunicacionais como a publicação de conteúdos informativos nas mídias sociais, que auxiliam os usuários na avaliação crítica das informações recebidas. Conclui-se que as bibliotecas universitárias, como mediadoras dos processos de interação e relacionamento do usuário com a informação, desempenham um importante papel no combate à desinformação.@pt
                    [1] => The advent of the "informational society" (CASTELLS, 1999) emerges dedicating space to information. Although so relevant to this society, the extensive volume of information disseminated through social media favors the dissemination of false information. Recently, the World Health Organization declared that the Covid-19* pandemic has generated an infodemic, a phenomenon that further aggravates the current public health crisis. In light of the above, this article aims to analyze how university libraries can contribute to controlling disinformation, through the use of communication strategies. For this purpose, as a methodological procedure a literature review was conducted relating the topics: informational society and its challenges as "post-truth" (DELFINO et al., 2019) and infodemic, misinformation and formation of public opinion, as well as a mapping in the websites and social media of some university libraries, in the period of paralysis of in-person activities.  As a result, we verified that post-truth has become a consequence of society, said to be ‘informational’, but which does not know how to use information properly. Moreover, it was understood that misinformation is a strategy for manipulating public opinion since it interferes with the individuals´ ability to interpret and evaluate information. It was found that the libraries studied have effectively used communication strategies such as the dissemination of informational content on social media, which assist users in the critical evaluation of the information received. It is concluded that university libraries, as mediators of the user´s interaction and relationship processes with information, play an important role in combating disinformation.@en
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Vanessa Cristiane Dornelles Vidarte
                    [1] => Shana Catiusca Dornelles Vidarte Velasco
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Bibliotecas universitárias@pt
                    [1] => Desinformação@pt
                    [2] => Estratégias comunicacionais@pt
                    [3] => University libraries@en
                    [4] => Disinformation@en
                    [5] => Communication strategies@en
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 7
                    [nr] => 2
                    [year] => 2021
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2021-06-21
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.184172
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/184172
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/184172/172072
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                )

        )

)