Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T06:28:25Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61274
                            [datestamp] => 2022-05-28T21:31:41Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Arquivologia e Educação: múltiplas abordagens
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Silva Rodrigues, Fernanda
                                            [1] => Ribeiro Gomes, Priscila
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Arquivologia
                                            [1] => Educação
                                            [2] => Arquivos escolares
                                            [3] => Educação patrimonial
                                        )

                                    [description] => Este trabalho objetivou apresentarum panorama das interlocuções entre a Arquivologia e a Educação, a partir de múltiplas abordagens a serem exploradas como: difusão, ações educativas, serviço educativoem arquivos, Educação Patrimonial e iniciativas que partem das universidades via projetos de extensão, grupos de pesquisa, disciplina e eventos.Consideramos relevante, inicialmente apresentar esse panorama por evidenciar as possibilidades de temas e ações que podem advir do diálogo entre os campos de conhecimento, além de demonstrar que o entrecruzamento entre esses campos vem se desenvolvendo ao longo do tempo.Posteriormente abordamos o arquivo escolar como um eixo relevantedessa aproximação,a partir dealguns aspectos como uma contextualização da sua construção enquanto objeto de estudo e as suas possibilidades e usos.Consideramos que a aproximação entre as áreas proporciona uma compreensão multidimensional dos arquivos como instrumentos não apenas direcionados a atender demandas legais, comprobatórias, administrativas e funcionais, mas também funções educativas, históricas e culturais. Além de que, defendemosque tanto nas escolas quanto nas instituições arquivísticas podemos empreender esforços no sentido de potencializar os usos dos arquivos com fins educativos, tornando-os visíveis para serem utilizados enquanto instrumentos favoráveis nos processos de ensino e aprendizagem, com destaque à metodologia da educação patrimonial.
Link: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5628/5192
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2022-05-24
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/61274
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 16 n. 3 (2021)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2022 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)