Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T01:43:00Z
    [request] => https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:seer.ufrgs.br:article/90
                            [datestamp] => 2023-11-20T17:09:08Z
                            [setSpec] => EmQuestao:EC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => The Use of Information And Communication Technologies in School Research: a case study with PNEEs with visual limitation
                                            [1] => A Utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação na Pesquisa Escolar: um estudo de caso com os PNEEs com limitação visual
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Moro, Eliane L. da Silva
                                            [1] => Estabel, Lizandra Brasil
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Tecnologias da informação e da comunicação
                                            [1] => portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visual
                                            [2] => pesquisa escolar
                                            [3] => Information and Communication Technologies. Bearers of Special Educational Needs with Visual Limitation. School Research.
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This paper presents a case study accomplished with students Bearers of Special Educational Needs with visual limitation, of the Santa Luzia Institute - Porto Alegre/RS. It approaches Computer science in Education and the pedagogic process of school research and the use of Information and Communication Technologies, making possible social and digital inclusion.
                                            [1] => Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado com alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEEs) com limitação visual, do Instituto Santa Luzia - Porto Alegre/RS. Aborda a Informática na Educação e o processo pedagógico da pesquisa escolar e a utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC.s) possibilitando a inclusão social e digital.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)
                                    [date] => 2006-12-09
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/90
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Em Questão; Vol. 10 No. 1 (2004); 185-199
                                            [1] => Em Questão; Vol. 10 Núm. 1 (2004); 185-199
                                            [2] => Em Questão; v. 10 n. 1 (2004); 185-199
                                            [3] => 1808-5245
                                            [4] => 1807-8893
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/90/49
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2004 Eliane L. da Silva Moro, Lizandra Brasil Estabel
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)