Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T06:19:13Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/56877
                            [datestamp] => 2023-03-06T16:01:41Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Educação patrimonial, bibliotecas e museus virtuais na escola
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Teixeira Chaves, Ítalo
                                            [1] => Eugenia Cavalcante, Lidia  
                                        )

                                    [description] => Visa discorrer sobre a educação patrimonial a partir da presença de bibliotecas e museus virtuais na escola. Problematiza acerca da apropriação e usos em sala de aula das ambiências virtuais como espaços de aprendizagem, que possibilitam a salvaguarda, a valorização e o acesso à memória documental. Discute a percepção de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Fortaleza -Ceará a respeito da patrimonialização digital. Como metodologia de pesquisa, valeu-se da realização de oficina de mediação para o público jovem escolar, com o intuito de apresentar ambiências culturais cujos acervos estão disponibilizados em meio digital. Como resultado, evidencia-se que a educação patrimonial e a realização de trabalho pedagógico sistemático por meio do qual indivíduos ou coletivos sejam levados a interagir com coleções memorialísticas em diferentes formatos, suportes ou mídias, certamente contribuirão para a valorização desses bens patrimoniais.
 
Palavras-chave: Educação patrimonial. Bibliotecas e museus virtuais. Patrimonialização digital. Mediação da informação.
 
Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/53105/31773
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2020-12-26
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/56877
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 15 n. 4 (2020)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)