Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T06:16:35Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/56578
                            [datestamp] => 2023-03-06T16:01:41Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Análise do sistema de currículo lattes segundo o Modelo CESM: perspectivas para um sistema de informação para a e-science
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Lima Günther, Leonardo 
                                            [1] => Carlos dos Santos Pacheco, Roberto 
                                            [2] => Varvakis, Gregório 
                                            [3] => Medina Kern, Vinícius
                                        )

                                    [description] => A emergente e-science, com seu uso intensivo de dados e computação, é uma oportunidade para o Sistema de Currículo Lattes, que excede seis milhões de currículos aos 20 anos de existência. Para potencializar a oportunidade, é preciso conhecer e mobilizar os atores e fatores humanos e tecnológicos envolvidos, bem como seus vínculos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é descrever o Sistema de Currículo Lattes segundo o modelo de sistema composição-ambiente-estrutura-mecanismo ou CESM, de Mario Bunge, que explicita esses atores, fatores e vínculos. Os procedimentos incluem os dois primeiros passos das regras gerais da pesquisa sistemista bungeana: colocar os fatos sociais em seu contexto mais amplo (ou sistema) e dividir o sistema em sua composição, ambiente e estrutura. As fontes de informação para embasar a abstração do modelo são textosda literatura científica sobre a Plataforma e o Sistema de Currículo Lattes, bem como artigos que citam currículos Lattes como fonte de informação e documentos da Plataforma Lattes na Web. O modelo resultante é apresentado sumariamente em forma gráfica e descrito em forma textual. Discute-se a potencialidade de uso do modelo produzido no Plano de Modernização da Plataforma Lattes. Nas conclusões, apresentam-se as potencialidades da abordagem utilizada e brevemente aspectos sobre o mecanismo de controle social, que, como o estudo de outros mecanismos do sistema, é indicação para trabalhos futuros.
 
Palavras-chave: E-science. Plataforma Lattes. Modelo de sistema CESM. Sistemismo. Sistemas de informação.
 

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/46092/30063
 
 
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2020-12-22
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/56578
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 15 n. 4 (2020)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)