Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T06:14:50Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/55177
                            [datestamp] => 2023-03-06T16:01:27Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Processo ensino-aprendizagem no campo da organização da informação
                                    [creator] => de Santana Nascimento, Felipe Mozart
                                    [description] => Objetiva apresentar o percurso didático do processo ensino-aprendizagem na disciplina Organização da Informação em uma turma de pós-graduação lato sensu em Gestão de Unidades de Informação. Reflete a prática de ensino nas instâncias bases da área de Organização da Informação, no campo da Ciência da Informação. Justifica-se pela discussão e relevância didática aplicadas no processo de formação dos discentes, desenvolvendo habilidades e competências no exercício profissional. Caracterizado como um estudo do tipo documental, empírico qualitativo e descritivo interpretativo, a pesquisa apresenta como resultado um mapeamento do processo de ensino-aprendizagem da disciplina em questão. Os resultados apoiam-se em três eixos fundamentais que descrevem: a) a proposta do curso de especialização em Gestão de Unidades de Informação para a formação do Especialista Gestor de UIs; b) a proposta da disciplina Organização da Informação, considerando o plano de ensino bem como seus elementos constituintes, como ementa e objetivo; e, por fim, o mapeamento do percurso didático. Colabora fortemente com o campo da Educação em Ciência da Informação ao introduzir aspectos pedagógicos como a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, umavez que este tipo de metodologia parte da observação do recorte da realidade associando-a ao tema pertinente de estudo. O uso e aplicação do Arco de Maguerez é percebido como um caminho metodológico voltado à formação profissional, e ao ser explorado neste estudo apoiou-se nos interesses do desenvolvimento e exercício do especialista.
Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13686
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2020-09-14
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/55177
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 15 n. 3 (2020)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)