Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T06:10:55Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/51496
                            [datestamp] => 2023-03-06T16:00:47Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico 
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Sanches , Tatiana 
                                            [1] => Sanches , Tatiana 
                                        )

                                    [description] => Partindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervençãosignificativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA – considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégiapara prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para oensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitários.
Palavras-chave: Literacia da Informação. Formação de Utilizadores. Plágio. Escrita Académica. Citações ereferências.
Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3214/2307
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2020-03-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/51496
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 15 n. 1 (2020)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)