Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T01:41:26Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1846
                            [datestamp] => 2022-09-03T17:11:17Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:EPIM
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Formação do bibliotecário escolar: perspectivas curriculares dos países no contexto ibero-americano
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Sala, Fabiana
                                            [1] => Castro Filho, Cláudio Marcondes de
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblioteca escolar
                                            [1] => Bibliotecário escolar
                                            [2] => Currículo
                                            [3] => Formação Profissional
                                            [4] => Biblioteconomia – Ensino
                                        )

                                    [description] => O estudo acerca da área de currículo e formação profissional do bibliotecário escolar se torna necessário em um contexto que passa por constantes mudanças e produz um volume de informações onde a seleção, avaliação e uso de maneira competente dessa massa de dados são caracterizados como requisito fundamental para a formação social. Para atender a essa necessidade, o papel do bibliotecário escolar deve ser entendido não apenas como de gestor, mas sim de educador pois, a biblioteca escolar constitui-se em um espaço, por excelência, para a formação integral do indivíduo. Dessa maneira, é essencial que as instituições de ensino na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação se comprometam com a formação de profissionais que se sintam capacitados e atraídos para atuar em ambientes educacionais. A partir dessa premissa, o objetivo do estudo é analisar como a formação do bibliotecário escolar tem sido abordada no currículo dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil e na Colômbia. Em relação aos procedimentos metodológicos trata-se de um estudo comparativo. Para tanto, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, abrangendo revisão bibliográfica e análise documental. Como procedimento de interpretação de dados utiliza-se a Análise de Conteúdo. Os resultados destacam que, as disciplinas que abordam conteúdos relacionados à formação do bibliotecário escolar estão em posição de menor expressão na matriz curricular dos cursos analisados. No Brasil, eles estão dispostos na grade de disciplinas optativas e, na Colômbia, a formação é ofertada por meio da participação em um seminário sobre a temática. Diante do apresentado, conclui-se que o processo de formação possui lacunas que precisam ser repensadas. Contudo, espera-se com essa pesquisa apresentar contribuições teóricas e propor diretrizes de conteúdos que possam ser abordados nas disciplinas de Biblioteca escolar, visando a promoção de competências necessárias para a formação do bibliotecário escolar.
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2022-08-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1846
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-20
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1846/1402
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)