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                                    [description] => Apresenta-se os resultados de uma pesquisa que evidenciou a interveniência dos significados culturais no comportamento informacional. Com base nas teorias dos estudos de usuários da informação e do aspecto social da Ciência da Informação, foi analisado o comportamento informacional dos pais de crianças com Síndrome de Down, por meio de pesquisa documental e entrevista semiestruturada. A pesquisa comparou dois grupos de pais, um grupo com crianças nascidas nos Anos 2009 a 2013 e outro grupo com crianças nascidas nas Décadas de 1960 a 1980. Nesses contextos, considerou-se o momento do diagnóstico no reconhecimento da necessidade de informação, a busca e o uso da informação para auxiliar no desenvolvimento socioeducativo dos filhos. Os resultados encontrados indicam para a influência dos significados culturais atribuídos a anomalia, das interações sociais e da ação conjunta da família para promoção do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da pessoa com Síndrome de Down. Entende-se, portanto, que o acesso a informação para os pais é fator de conformação no desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down, com vistas a promover suas potencialidades e sensibilizar a sociedade para o processo de inclusão social. No entanto, a informação perpassa as construções histórico-sociais reveladas nos significados culturais, determinantes das mudanças ocorridas nos diversos contextos informacionais relacionados ao tempo e ao espaço que ocorrem.Palavras-chave: Significado Cultural.Necessidade de Informação. Comportamento Informacional.Síndrome de Down.Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/59/pdf
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                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
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