Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T05:43:05Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36617
                            [datestamp] => 2023-03-06T15:09:45Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Competência Informacional e Midiática: uma revisão dos principais marcos políticos expressos por declarações e documentos
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Dudziak, Elisabeth Adriana
                                            [1] => Ferreira, Sueli Mara Soares Pinto
                                            [2] => Ferrari, Adriana Cybele
                                        )

                                    [description] => Com a difusão das tecnologias digitais, encontra-se em curso um fenômeno social e tecnológico generalizado de midiatização que influencia intensamente as instâncias sociais, econômicas, culturais e educacionais. Como resultado da demanda crescente de uma sociedade conectada e saturada pelas mídias e informações instantâneas, o empoderamento das pessoas por meio da alfabetização midiática e informacional (AMI) passou a ser pré-requisito para o acesso equitativo e crítico à informação e ao conhecimento, proporcionando o pleno exercício da democracia e participação cidadã. O objetivo deste artigo é apresentar os principais marcos políticos representados por declarações, manifestos e recomendações definidos por organizações internacionais como a UNESCO e a IFLA, e entidades nacionais como a FEBAB, relacionados à promoção da competência informacional e midiática e, a partir daí, refletir sobre seu potencial de promover mudanças sociais, políticas e educacionais efetivas e virtuosas nas sociedades e governos.Palavras-chave: Competência em Mídia e em Informação. Midiatização. Políticas públicas.Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/675
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2017-10-19
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/36617
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 12 n. 2 (2017)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)