Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T01:39:20Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1629
                            [datestamp] => 2022-08-29T15:53:57Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => As práticas informacionais de estudantes quilombolas: contribuições da Competência Crítica em Informação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Costa, Maria Ivone Maia
                                            [1] => Furtado, Renata Lira
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Práticas informacionais
                                            [1] => Competência crítica em informação
                                            [2] => Estudantes quilombolas.
                                        )

                                    [description] => O acesso de grupos socialmente discriminados ao ensino superior foi uma conquista para a sociedade, e fez com que as universidades brasileiras adotassem diversas formas de ingresso direcionado a esses grupos. Esta pesquisa visa analisar as Práticas Informacionais dos estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará, dentro de um contexto histórico, social e cultural, além de compreender como a Competência Crítica em Informação pode contribuir com o desenvolvimento das Práticas Informacionais desses sujeitos. Para alcançar os objetivos propostos foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os temas:  Práticas Informacionais e  Competência Crítica em Informação. É um estudo com abordagem qualitativa, que utilizou para a coleta de dados uma entrevista semiestruturada, cuja análise baseou-se na Análise Crítica do Discurso, dentro da dimensão prática social. Os resultados indicaram que as Práticas informacionais desenvolvidas pelos estudantes quilombolas são influenciadas por aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais. Observou-se a Competência Crítica em Informação nas ações individuais e coletivas  produzidas no cotidiano dos estudantes mostram que os diálogos entre as Práticas Informacionais e a Competência Crítica em Informação contribuem para a geração de conhecimentos fundamentais nas questões das desigualdades sociais e culturais dentro do contexto pesquisado. Considera-se que as ideias desenvolvidas nesta investigação contribuem principalmente para a concretização de ações práticas relacionadas ao desenvolvimento da Competência Crítica em Informação não somente para os quilombolas e outros grupos discriminados socialmente, mas também apoiam o processo de construção do conhecimento ratificando o caráter social da Ciência da Informação e a pertinência da expansão de estudos para grupos raciais e de gênero, como forma de promover uma política de inclusão informacional.
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2021-07-27
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1629
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-19
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1629/1274
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)